sexta-feira, abril 29, 2011

PEDRO

O Adailton Lacerda, sobre canções inéditas de John, falou no portal da Beatles Brasil que vale ressaltar que John entregou a Ringo a gravação demo de Life Begins At 40 (que em breve será postada aqui) quando se encontraram no Hotel Plaza em Nova Iorque, duas semanas antes do assassinato de John.

A intenção era que Ringo a gravasse em seu álbum Stop and Smell the Roses, o que não aconteceu. E antes, numa visita de Ringo ao Dakota em 1978, os dois ex-beatles gravaram uma versão de Pedro, The Fisherman do musical The Lisbon Story da década de 1940.

E o blog separou para hoje essa gravação de John e Ringo no ano de 1978, feita no apartamento de John, o Dakota. Cool!

Pedro, The Fisherman (John's home tape)


Pedro The Fisherman

I'm Pedro the fisherman
I fish by night and day
unfortunately I live in bristol
far far away
and there ain't no fish to be caught
no fish to be caught

There ain't no sea
the counseller came
away from me

I'm Pedro the fisherman
with not a fish to fash
I've got a hook on the line,
big mac
a top
some red socks
a pair of wellies
and a bit of wine
So I'm going to go

I'm Pedro the fisherman
I fish by night and day
unfortunately I live in bristol
far far away
and there ain't no fish to be caught
no fish to be caught

There ain't no sea
the counseller came
away from me

I'm Pedro the fisherman
with not a fish to fash
I've got a hook on the line,
big mac
a top
some red socks
a pair of wellies
and a bit of wine

So I'm going to go

domingo, abril 24, 2011

HEAVY ROCK TRIO

Sensacional outtake da canção de John, I Want You (She's So Heavy), das Abbey Road Sessions, cantada por... Paul!

Nesse take George não está presente (o pau tinha quebrado e George havia abandonado as sessões) e John, Paul e Ringo continuaram os ensaios.

Ela foi gravada no Trident Studios, Londres, em 21 de fevereiro de 1969. Play it loud!

I Want You (early take - sung by Paul)

sábado, abril 23, 2011

OH WHAT A JOY FOR EVERY GIRL AND BOY

Já falamos aqui da tensão nos estúdios Abbey Road entre os quatros beatles, em 1968, durante a gravação do White Album.

Num desses episódios, um jornalista perguntou à John se Ringo era o melhor baterista do mundo. John, num momento péssimo de humor, respondeu: " -Claro que não! Ele sequer é o melhor baterista dos Beatles!", referindo-se ao fato de Paul ter tocado e gravado algumas canções na bateria.

Ringo se chateou e abandonou as gravações, pegando a família e partindo para a Sardenha, na Itália. Certo dia, no iate do ator Peter Sellers, o famoso Inspetor Clouseau, é servido polvo (octopus) para Ringo, que se recusou a provar.

Desse episódio, surgiu então uma conversa com o capitão da embarcação sobre os polvos. Este lhe contou que os polvos catavam pedras e objetos brilhantes no fundo do mar e os concentravam em um mesmo lugar, que ficava parecido com um jardim.

Dias depois, Ringo recebeu cartas de John, Paul e George pedindo para que ele voltasse, que tudo estava muito ruim sem ele. Ringo voltou e encontrou sua bateria coberta de flores.

E com bases nas conversas que teve com o capitão da embarcação na Sardenha sobre polvos, e com a ajuda de George, Ringo compôs a animada Octopus' Garden.

Assim, o blog separou para hoje uma gravação diferente, também de 1969, da que foi lançada no álbum Abbey Road. Listen our Big Nose!

Octopus' Garden (alternative mix)

sexta-feira, abril 22, 2011

OLD AND NEW

Because é uma balada escrita por John (creditada a Lennon / McCartney ) e lançada no álbum Abbey Road, de 1969.

Ela apresenta uma parte de harmonia vocal de desempenho entre John, Paul e George, sobreposta por três vezes para fazer um total de nove vozes.

Reza uma lenda que John inspirou-se numa melodia de Beethoven, ouvindo-a ao contrário...

E o blog separou para hoje um outtake da canção, com as vozes sem acompanhamento dos instrumentos na primera parte. Enjoy!

Because (outtake)

sábado, abril 16, 2011

REVOLUCINATION

Revolution é uma canção dos Beatles escrita por John Lennon e creditada a Lennon / McCartney .

Os Beatles lançaram duas versões distintas da música em 1968: uma versão hard rock como o lado B do single Hey Jude e uma versão mais lenta intitulada Revolution 1 no álbum homônimo dos Beatles (comumente chamado de Álbum Branco).

Apesar de Revolution ter sido lançada primeiro, ela foi gravada várias semanas depois de Revolution 1, como um remake especificamente projetado para ser lançada como single.

Uma terceira versão escrita por Lennon é a experimental Revolution 9, que evoluiu de uma parte não utilizada de Revolution 1, e também aparece no Álbum Branco.

Pois bem. O blog separou para hoje um mashup das canções. Enjoy!

Revolucination (mashup of Revolution's versions)

sábado, abril 09, 2011

BARK!

Martha My Dear é uma canção dos Beatles composta por Paul e creditada à dupla Lennon-McCartney. Ela foi lançada no álbum The Beatles ou Álbum Branco de 1968. As gravações tiveram início em 4 de outubro e foi concluída em 7 de outubro de 1968.

George admirava o fato de Paul compor baseado em temas fictícios, e que alegava não saber compor desta maneira, sem um envolvimento com o tema musical. O título Martha My Dear, é dedicada à cachorra da raça sheepdog de Paul que na época tinha três anos e se chamava Martha, embora partes da letra apontam que foi feita para Jane Asher, que tinha rompido o namoro com Paul recentemente.

Paul compôs várias músicas para Jane como Here, There and Everywhere, For No One, I'm Looking Through You e We Can Work It Out. Paul disse em entrevista, que: “ -A canção é sobre minha 'musa' – a voz que diz em minha consciência quais palavras e acordes devo escrever.”.

Martha My Dear é inspirada nos tons de M'appari' tutt' amor, da ópera Martha de Friedrich Von Flotow (1812-1883), executada pela primeira vez em Viena, 1847. Então, Paul praticando esse exercício de piano, compôs a canção, que na época foi uma maneira de “provar” que ele conseguia tocar rápido com ambas as mãos.

A letra é fictícia, como um amor platônico pela sua cachorra Martha, dizendo para Martha ser boa pra ele, lembrar-se dele e que ela sempre foi sua inspiração. Supostamente esse trecho é relacionado a Jane Asher.

As gravações foram feitas no Trident Studios, em oito canais, nos dias 4 e 5 de outubro de 1968. A conclusão da faixa se deu no dia 7 de outubro, nos Abbey Road Studios, com um remix para estéreo.

Nenhum dos outros beatles participou da canção, só Paul, já reconhecido como um multiinstrumentista. Os arranjos de orquestra ficaram a cargo de George Martin.

Os músicos foram: Paul (vocal - overdub -, guitarra, baixo, piano, bateria, percussão e palmas), Dennis McConnell, Bernard Miller, Lou Sofier e Les Maddox (violinos), Leo Birnbaum e Henry Myerscough (violas), Reginald Kilbey e Frederick Alexander (violoncelos), Leon Calvert, Stanley Reynolds e Ronnie Hughes (trompetes), Tony Tunstall (corneta), Ted Barker (trombone) e Alf Reece (tuba).

Ouçam agora um outtake da bela canção de Paul. Enjoy!

Martha My Dear (outtake)


Fonte do texto: Wikipedia

sexta-feira, abril 08, 2011

THIS SOUND OF HIS THUNDER

E Paul vai voltar ao Brasil! Here we go again!

E o blog, que já começa a preparar a mala e traçar a ida até a Cidade Maravilhosa, separou para hoje, já no clima de mais uma sensacional apresentação do Sir Macca, a canção Beware My Love, do álbum Wings At The Speed Of Sound, de 1976, ao vivo. Let's go, Paul!

Beware My Love (live)

segunda-feira, abril 04, 2011

I CAN ALWAYS FEEL YOU BY MY SIDE

Never Without You é uma canção-homenagem de Ringo para George, que morreu em 29 de novembro de 2001. A gravação está no álbum de 2003 de Ringo, o Ringo Rama, e também foi lançada como single.

Ela foi co-escrita por Ringo, Mark Hudson e Gary Nicholson. Ringo comentou: " -Gary Nicholson começou a música e Mark trouxe-a até mim. Nós então percebemos que podíamos adaptá-la à George, que naquele momento estava realmente em minha mente.".

A gravação conta com o companheiro e amigo de George, Eric Clapton. Ringo diz: " -Eu liguei para Eric Clapton, ele topou, e foi ótimo tê-lo. Foi muito bom porque ambos se adoravam.".

Na canção Ringo cita o álbum All Things Must Pass e as canções Here Comes The Sun, Within You Without You e I Dig Love, além de usar o riff da canção What Is Life, todos de George.

E o blog separou para hoje uma versão ao vivo da linda e comovente canção que Ringo fez para o inseparável amigo, gravada no Genessee Theatre em Waukegan, Illinois, EUA, no dia 24 de junho de 2005, como parte da PBS Concert Series "Soundstage". Ok, Ringo!

Never Without You (live)


Never Without You
Ringo Starr
Composição : Starr/Hudson/Nicholson

We were young
It was fun
And we couldn't lose
Times were right
Overnight
We were headline news

Crazy days and reckless nights
Limousines and bright spotlights
We were brothers through it all.

And your song
Will play on
Without you
And this world
Won't forget
About you

Every part of you was in your song
Now we will carry on
Never without you
Within you without you
'Here Comes The Sun' is about you.

Here today
Not alone
With my memories
Life is strange
How things change
It's reality

You played a beautiful melody
That keeps on haunting me
I can always feel you by my side.

And your song
Will play on
Without you
And this world
Won't forget
About you

Every part of you was in your song
Now we will carry on
Never without you
Within you without you
'Here Comes The Sun' is about you.

I know all things must pass
And only love will last
I'll always love the memory
Of you and me

(Take it away, Eric)

And your song
Will play on
Without you
And this world
Won't forget
About you

Every part of you was in your song
Now we will carry on
Never without you
Within you without you
We're never without you
Within you without you

We're never without you
We're never without you
Within you without you
'I Dig Love' is about you.