quinta-feira, abril 29, 2010

ELECTROLA GESELLSCHAFT

Em 1964 os Beatles gravaram em Paris, no Pathé Marconi Studios, as versões em alemão de She Loves You e I Want to Hold Your Hand.

Isso se deu devido a uma pressão da Electrola Gesellschaft, braço alemão da EMI, para seduzir um público específico, o alemão (apesar dos Beatles terem praticamente iniciado sua vida artística cantando nos bares e night clubs de Hamburgo.

Segundo Rafael Galvão, no seu site, os Beatles nem queriam gravar essas canções e foram praticamente obrigados. Ele menciona também que, pela mesma razão, Nat King Cole gravou um bocado de canções em castelhano.

Foi a primeira e única vez que os Beatles gravaram canções de sua autoria em outra língua que não fosse a inglesa, deixando de lado, é claro, as constantes brincadeiras em estúdio e algumas versões covers como a de Besame Mucho.

O blog separou para hoje a canção She Loves You em alemão, ou seja, Sie Liebt Dich. Listen!

Sie Liebt Dich (She Loves You)

sábado, abril 24, 2010

COLORFUL WAY

Fixing a Hole é uma canção de Paul, porém creditada a Lennon/McCartney, que foi lançada no álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band em 1º de junho de 1967.

As duas primeiras gravações de Fixing a Hole foram feitas no Regent Studios de Londres em 9 de Fevereiro de 1967 em três takes. O Regent foi usado porque o estúdio Abbey Road não estava disponível naquela noite e foi a primeira vez que os Beatles usaram outro estúdio que não fosse o Abbey Road para gravar uma faixa para um álbum da EMI Records.

Há teorias sobre a inspiração de Paul para compor esta canção e uma delas é sobre uma injeção de heroína (na tradução para português, a primeira parte da canção diz: "- estou fechando um buraco onde a chuva entra"), mas Paul nega isso, pois ele nunca usou a droga e nem mesmo, nessa época, John estava usando.

E o blog separou para hoje uma gravação onde o destaque fica para os vocais de Paul. Não deixe de notar uma leve tremidinha na sua voz lá pelos 0:37, camuflada pelo resto dos instrumentos quando da mixagem da canção original. Cool!

Fixing a Hole (vocals)

quarta-feira, abril 21, 2010

POOR DOC!

Bem-humorada interpretação de Paul nessa gravação de Rocky Raccon, das sessões do Álbum Branco, o White Album, em 1968. Em 1996 ela foi incluída no projeto Anthology de nº 3.

Neste take bem descontraído, Paul erra a letra, faz algumas observações engraçadas e lá pelos 2:50 da música exercita uma espécie de rap na maior naturalidade. Vale a pena ouvir! Great!

Rocky Racoon (rehearsal)

sábado, abril 17, 2010

REVOLUTION IN KINFAUNS

Kinfauns em Esher, Surrey, na Inglaterra, foi a residência de George e Patty Boyd de 1965 a 1970. Ela era um bangalô modernoso, que George pintou com cores psicodélicas. Kinfauns foi comprada por £20,000 em julho de 1964. Patty disse que, naquele lugar, ela e George passaram os melhores momentos do seu relacionamento.

Por volta da terceira semana de maio de 1968, os Beatles ali se reuniram para trabalhar as quase trinta canções que eles tinham escrito em Rishikesh, India. Essas canções, posteriormente, se transformariam no White Album.

Ouça um dos primeiros registros de Revolution, em Kinfauns! Cool! Enjoy!

Revolution (demo Esher - Kinfauns)

quinta-feira, abril 15, 2010

ASSORTED LOVE SONGS

Derek and the Dominos foi uma banda de blues-rock formada na primavera de 1970 pelo guitarrista e vocalista Eric Clapton, grande amigo de George,  com o baixista Carl Radle e o baterista Jim Gordon, que haviam tocado com ele no grupo Delaney, Bonnie & Friends.

A banda lançou apenas um álbum de estúdio, Layla and Other Assorted Love Songs, com contribuições significativas do guitarrista convidado Duane Allman, do The Allman Brothers Band.

E Derek and the Dominos é a banda convidada de hoje interpretando um outtake de Roll it Over (unknown), tendo na guitarra o nosso querido George Harrison numa gravação de 1970. Play it loud!

Derek and The Dominos - Roll it Over (with George on guitar)

quinta-feira, abril 08, 2010

I WANNA TELL HER THAT I LOVE HER A LOT

Her Majesty é a última música do álbum Abbey Road, gravado em 1969, e a sua duração é de apenas 23 segundos.

Ela é a menor canção lançada, oficialmente, pelos Beatles. Paul foi quem a compôs e ela foi gravada somente por ele nos estúdios da Abbey Road, Londres, no dia 2 de julho de 1969.

A curiosidade sobre a canção é que ela tinha sido retirada  da track-list por Paul (originalmente ela estaria entre Mean Mr. Mustard e Polytheme Pam, conforme você pode conferir clicando aqui), porém acabou sendo incluída no fim da fita master pelo assistente de gravação e, voilá!, após concordância de Paul, ficou no álbum.

A letra (que você pode acompanhar logo abaixo do player, é irônica e fala de "Sua Majestade" (Her Majesty), a rainha da Inglaterra. 

Outro fato curioso: no vinil lançado, a música não constou dos créditos. Isto só veio a acontecer com o lançamento no formato CD. Tal fato foi considerado um dos primeiros registros de uma hidden track (faixa escondida) na história do rock.

E agora você vai ouvir um ensaio da canção acontecido no dia 24 de janeiro de 1969, no Apple Studio, que dura 2:23 minutos! Enjoy!

Her Majesty (rehearsal)


Her Majesty
Lennon / McCartney

Her majesty's a pretty nice girl
but she doesn't have a lot to say
Her majesty's a pretty nice girl
but she changes from day to day
I wanna tell her that I love her a lot
but I gotta get a belly full of wine
Her majesty's a pretty nice girl
someday I'm gonna make her mine
Oh, yeah, some day I'm gonna make her mine

sexta-feira, abril 02, 2010

REAL WORLD

A canção Real Love, de John, ficou ignorada por praticamente dez anos, quando o seu sexto take foi usado na trilha sonora do documentário Imagine: John Lennon, de 10 de outubro de 1988.

Free as a Bird, canção também de John e trabalhada igualmente por Paul, George e Ringo, foi a que abriu o primeiro álbum duplo, de 1995, do projeto Anthology .

Real Love , portanto, foi a faixa de abertura do segundo álbum duplo, de 1996, e é, pelo menos até agora, o último 'novo' trabalho creditado aos Beatles.

A canção, que começou a ser escrita por John no ano de 1979, também foi lançada em single, tendo Baby's in Black - ao vivo - como lado B, em março de 1996.

Assim, o blog separou para você ouvir e curtir John cantando That Is The Way The World Is, que nada mais é do que o embrião da canção Real Love. Listen and enjoy!

That Is The Way The World Is (early Real Love)