quarta-feira, fevereiro 10, 2010

IT'S DRIVING ME MAD

Estamos no dia 28 de janeiro de 1969 no Apple Studio, na Savile Row.

Os Beatles tinham vindo de um período muito conturbado nos Twickenham Studios (inclusive com um sumiço de George, que torrara o saco com o frio e com as pegações no pé por parte de Paul, apesar de ter tido um desentendimento feio com John). Para amenizar um pouco o ambiente, a exemplo de quando George trouxera Eric Clapton para fazer o maravilhoso solo em While My Guitar Gently Weeps, o convidado agora é Billy Preston, um talentoso e jovem tecladista. E deu certo. O clima melhorou e ótimos ensaios foram realizados.

Assim, o blog destacou para hoje um ensaio da canção I Want You (She's so Heavy) de John, que havia sido composta para figurar no álbum Get Back (lançado como Let it Be), porém foi aproveitada no álbum Abbey Road.

Essa canção se destaca pelas guitarras tocadas por John e George, formando uma massa sonora típica das guitarras de heavy metal. Alguns dizem ser a primeira canção heavy metal da história do rock'n'roll. Outros, afirmam que a canção é de rock progressivo por sua estrutura e duração.

O seu final abrupto, editado propositalmente por John, também foi, na época, muito comentado por ser inusitado em termos musicais.

Outra coisa interessante nela é a duração de quase oito minutos: um tamanho desproporcional para as canções dos Beatles, só ficando atrás de Revolution 9.

Bom, ouça esse ensaio de I Want You (She's so Heavy), onde rola até uma jamzinha com o entusiasmado Billy Preston. Enjoy! Listen!

I Want You (She's so Heavy) - (rehearsal with Billy Preston)

2 comentários:

João Carlos disse...

A versão original é irrepreensível todavia,se eles tivessem tomado esse caminho acho que ficaria legal também.Dá prá sentir que Ringo ainda não tinha entrado no sentido da coisa e ouve-se Paul cantando também.Muito legal.O Harrison tava nessa ? Parece soar como uma guitarra apenas.

Carlos Edu Bernardes disse...

João, após os arrancarrabos acontecidos nos Twickenham ir para a Apple foi uma das condições que fizeram George voltar às gravações. Nesse ensaio, entretanto, não sei precisar se ele está efetivamente tocando ou participando de alguma maneira, porém nas sessões na Apple George estava sim. FABraços!