Quando eu era menininho pequenininho e muito peralta, meus primos mais velhos passavam maus bocados com seus discos quando eu ia visitá-los. Vidrado em música desde moleque, eu me sentia realmente num mar de sons quando invadia seus quartos e de lá só saía para atender 'chamados da natureza' ou para ir embora, arrastado pela minha mãe. Que saudades daquele tempo, no qual os quartos de adolescentes eram inundados por incríveis Caetano Veloso, Pink Floyd, Elis Regina, Yes, Chico Buarque, Beatles e tantos outros... Que guri de sorte eu fui!
Bom. Os meus primos tinham um conjunto chamado Tequila's Ritmo - nome que só fiquei sabendo quando descobri, chateado, que eles não eram os Beatles! Sim, eu, com toda aquela imaginação de criança, pensava que eles eram os garotos de Liverpool, pois eles tocavam muito suas músicas e eu quase não perdia um ensaio alternado entre as suas casas! Penso que foi por esses momentos aí é que eu comecei a ter gravado na minha alma tudo que se referia ao Fabfour pois, afinal, eles eram da minha família! Criança é a melhor coisa do mundo!
Nessa época, eu ouvia muito o LP Beatles Forever e, estranhamente, notava que na música Penny Lane havia um momento no qual parecia que algo fora cortado... Pois bem. Depois de anos e anos, pesquisando para alimentar o blog, foi que deparei com algumas anotações sobre este LP lançado no Brasil. Por alguma razão, ainda não se sabe porque, as palavras IN SUMMER, na 5ª estrofe, por volta de 1:36, foram cortadas. Além do mais, fiquei sabendo também que este trabalho, com material dos Beatles, foi um dos piores já mixados e editados até hoje. Êita, Brasilzão arretado da mulesta! Listen!
Penny Lane (Brazilian LP)
Penny Lane
(Lennon / McCartney)
In Penny Lane there is a barber showing photographs
Of every head he's had the pleasure to know
And all the people that come and go
Stop and say hello
On the corner is a banker with a motorcar
The little children laugh at him behind his back
And the banker never wears a mac
In the pouring rain...
Very strange
Penny Lane is in my ears and in my eyes
There beneath the blue suburban skies
I sit, and meanwhile back
In Penny Lane there is a fireman with an hourglass
And in his pocket is a portrait of the Queen.
He likes to keep his fire engine clean
It's a clean machine
Penny Lane is in my ears and in my eyes
Four of fish and finger pies
IN SUMMER, meanwhile back
Behind the shelter in the middle of the roundabout
A pretty nurse is selling poppies from a tray
And though she feels as if she's in a play
She is anyway
In Penny Lane the barber shaves another customer
We see the banker sitting waiting for a trim
Then the fireman rushes in
From the pouring rain...
Very strange
Penny Lane is in my ears and in my eyes
There beneath the blue suburban skies
I sit, and meanwhile back
Penny Lane is in my ears and in my eyes
There beneath the blue suburban skies...
Penny Lane.
10 comentários:
UAHUAHUA Adorei. Poxa. Muito legal o Blogue! Eu sempre visito e não comento..maior mancada. :(
HUAUA é que me falta tempo! Mas nossa, meus parabéns!!!!
Abraço
Valeu, Fernando! Legal que está gostando das postagens! Obrigado! Divulgue o blog entre seus amigos, que, com certeza, devem ter bom gosto como você. FABraços!
Muito legal este post, Carlão! Adorei o tom proustiano da narrativa. Um detalhe engraçado é o fato de a Purple Chick, em sua supostamente completíssima coleção de variações dos lançamentos oficiais, ter esnobado sumariamente nossa Penny Lane e a deixado de fora. Deve ser porque aqui no Brasil é sempre verão. Abração!
Ou então, professor, porque 'alguém' baixou um ato secreto lá para não publicá-la... Hehehe. FABraços!
Lançada também no LP brasileiro The Beatles Forever (Apple BTL 1017)1ª edição. Atualmente esta versão está fora-de-catálogo. A terceira versão é na verdade um defeito da fita que foi enviada ao Brasil: há um corte abrupto logo após a frase Full of fish and fingerpies, cortando a próxima frase, In summer meanwhile back. (Vi isso no YouTube)
Legal! Obrigado! Quantas histórias permeiam a vida e a obra dos Beatles! Volte sempre! FABraços!
Engraçado, na gravação que tenho, um "Magical Mystery Tour" brasileiro, dos anos 80, não consta esse corte. Vá entender... interessante o fato, Edu. FABraços!
Obrigado, Marcelo! Pois é! Mais uma história estranha envolvendo nossos ídolos! FABração!
Caramba! O que eu semre sentia era que o LP estava arranhado ali naquele exato ponto. E quando era em mp3, anos mais tarde, a sensação era que aquela versão da mp3 foi ripada de um lp com um arranhão.
Interessante agora ver que todos que ouviam do lp brasileiro ouviam isso.
Ótimo post!
É verdade, Erick! Essa passagenzinha esquisita da música dos Beatles ficou marcado na minha cabeça desde então! Obrigado pelo comentário! Volte sempre e divulgue o blog! FABraços!
Postar um comentário