quarta-feira, outubro 29, 2014

I HEAR YOU CALLING

George Harrison gravou uma demo da obscura canção Fear of Flying da cantora e atriz inglesa Charlie Dore, num dia entre 1979/1980, quando Dore visitou sua casa. 

A demo foi redescoberta por Olivia Harrison, viúva de George, enquanto organizava seus arquivos. Enjoy!



link enviado pelo beatlefriend Adriano Mussolin

quarta-feira, outubro 15, 2014

'SALRIGHT

Walls and Bridges é o quinto álbum lançado por John Lennon, gravado entre junho e julho de 1974, e lançado em outubro do mesmo ano. 

Ele atingiu o primeiro lugar nos Estados Unidos ganhando disco de ouro e contém duas músicas de grande sucesso: Whatever Gets You Thru The Night e #9 Dream

Lançadas também em singles. Em 1974, John Lennon passou metade do ano bebendo com amigos e com a namorada May Pang. Separado de Yoko Ono, John estava vivendo em Los Angeles. 

No período, ele participou das gravações do álbum de Ringo Starr, Goodnight Vienna, gravou com o músico Elton John e produziu o álbum Pussy Cats de Harry Nilsson. 

Para a gravação do álbum, John chamou Elton John para participar da música Whatever Gets You Thru The Night, quando Elton lançou uma aposta: Se a canção atingisse o primeiro lugar nas paradas, John Lennon teria que cantá-la no palco do Madison Square Garden com ele. John topou, nunca imaginando que tal fato pudesse ocorrer. 

Porém, em 28 de novembro do mesmo ano, quase um mês após o lançamento de Walls and Bridges, John apareceu ao vivo no show de Elton John no Madison Square Garden - a canção tinha atingindo o primeiro lugar! - e cantou três músicas: Whatever Gets You Thru the Night, Lucy In The Sky With Diamonds e I Saw Her Standing There, levando o público à loucura! 

E o blog separou a gravação de Whatever Gets You Thru The Night ao vivo, naquele memorável dia no Madison Square Garden! John & Elton! Yeah!

segunda-feira, outubro 13, 2014

NOW YOUR FRIENDS ARE DEAD

O escocês Jimmy McColloch foi guitarrista do Wings, conjunto criado por Paul após a dissolução dos Beatles, de 1974 a 1977.

Quando Paul ia para o piano ou para a guitarra solo, Jimmy assumia o baixo. Ele participou da turnê de 1976 que originou o Álbum triplo Wings Over America.

Jimmy e Colin Allen compuseram a canção Medicine Jar, que trata de assuntos relacionados ao risco do uso de drogas, canção esta que foi lançada no Álbum Venus And Mars, do Wings, de 1975.

Hoje você ouvirá essa canção e verá a interpretação de Jimmy, Medicine Jar, gravada ao vivo durante a turnê do Wings de 1976 com backing vocals de Paul (baixo, guitarra, vocais, piano, vocais) e Linda (teclados, percussão e vocais).

Neste período, o Wings contava ainda, na sua formação base, com Denny Laine (guitarra, gaita, vocais, teclados, guitarra base) e Joe English (bateria, percussão e vocais).

A ironia que cerca essa música é o fato de Jimmy ter morrido exatamente de overdose de heroína, em 1979, aos 26 anos, quando já não fazia mais parte do Wings... Enjoy!


Medicine Jar 
(McCulloch / Allen) 

O que há de errado com você?
Eu queria saber
Você diz que o tempo irá dizer
Eu espero que seja verdade
Existe mais para a vida do que azuis e vermelhos
Eu digo, eu sei como você se sente
Agora os seus amigos estão mortos
Mortos sobre os seus pés, você não chegará longe
Se você continuar colocando a sua mão
No jarro de medicina

Agora não desista
Seja lá o que você faça
Você diz que o tempo irá dizer
Eu espero que seja verdade
Se você cair e perder a sua cabeça
Eu digo, eu sei como você se sente
Agora os seus amigos estão mortos

Mortos sobre os seus pés, você não chegará longe
Se você continuar colocando a sua mão
No jarro de medicina

Mortos sobre os seus pés

O que eu posso fazer?
Eu não posso acontecer
Você diz que o tempo irá curar
Mas muito devagar
Então não se esqueça das coisas que você disse
Eu digo, eu sei como você se sente
Agora os seus amigos estão mortos

Mortos sobre os seus pés, você não chegará longe
Se você continuar colocando a sua mão
No jarro de medicina

quinta-feira, outubro 09, 2014

HAPPY BIRTHDAY, JOHN! 74!

Neste 9 de outubro de 2014 comemoramos o 74º aniversário de John Lennon. God bless you, John! 

E o blog separou um vídeo em HD da canção Instant Karma! escrita e gravada por ele, lançada em fevereiro de 1970 como um compacto (single) pela Apple Records

Instant Karma! é uma das três músicas solo de Lennon, juntamente com Imagine e Give Peace a Chance, no Rock and Roll Hall of Fame

A canção está entre uma das músicas lançadas de forma mais rápida na história do rock, pois foi gravada (no famoso Abbey Road Studios) no mesmo dia em que foi escrita, sendo lançada apenas dez dias depois. Lennon, certa vez, chegou a dizer que "a escreveu para o café da manhã, a gravou para o almoço e a lançou no jantar". A música foi produzida pelo famoso produtor musical, Phil Spector. 

Os músicos que participaram da gravação da música são John Lennon, como vocalista líder, violão e teclado; Billy Preston no piano; Klaus Voorman no baixo e backing vocals; Alan White na bateria; George Harrison na guitarra e vocais de apoio; Yoko Ono nos vocais de apoio; o assistente dos Beatles, Mal Evans, no sinos tubulares e palmas, além do empresário dos Beatles Allen Klein e outras pessoas convidadas para que pudessem fazer um overdub nos vocais de apoio. A produção da canção usou a famosa técnica "Wall of Sound" (Parede de Som) criada por Spector. 

No vídeo abaixo, de 11 de fevereiro de 1970, Lennon e Ono estão na BBC Television, no programa Top of the Pops para promover Instant Karma!, acompanhados por Alan White, Klaus Voormann, Mal Evans e BP Fallon . 

Enquanto os outros músicos fingem tocar - rolava um playback elaborado pelo engenheiro Geoff Emerick - John cantou ao vivo. Esta foi a primeira aparição no programa por qualquer membro dos Beatles desde 1966, bem como a apresentação pública do novo visual de cabeça raspada dos Lennons. 

Duas versões de Instant Karma! foram gravadas para Top of the Pops, e foram ao ar no dia 12 e 19 de Fevereiro, respectivamente. 

No clipe do "tricô", como ficou conhecido à época - e que você vai ver e ouvir agora -, Lennon usa um tipo de cacharrel preta com gola rolê e Yoko senta-se ao lado de seu piano, com os olhos vendados, tricotando. 

Curiosidades: 1) Alan White, o baterista, resolveu introduzir batidas sequenciais em determinados trechos da canção por conta própria e John Lennon gostou, deixando-o a vontade para executá-las nas gravações e nas apresentações. 2) Mal Evans, o eterno roadie, pode ser visto ao pandeiro, após ter ido buscar aquele pessoal que fica dançando ao fundo numa boate perto dos estúdios, pois John queria mais movimento no clipe. Evans simplesmente chegou na boate, pegou o microfone e disse: "- Quem está a fim de participar de um clipe de John Lennon ali na esquina?" E a galera o seguiu, meio bêbada, mas com certeza muito feliz! Enjoy!

segunda-feira, outubro 06, 2014

S.O.S

You Saved My Soul é uma demo de John, gravada no seu apartamento no Dakota, NY, em 1980. 

É uma das últimas canções de John, nunca lançada oficialmente e que tem gerado algumas controvérsias sobre John ter-se convertido ao Cristianismo nos seus últimos anos de vida. 

Alguns acham que a canção é apenas mais uma das ironias de John para curtir com as pessoas, coisa que ele adorava. O que dá força a ser uma ironia - ou mesmo uma interpretação errônea - é que nunca John chegou a dar uma declaração sobre esse possível 'renascimento cristão' nas suas entrevistas à época. Para mim, no entanto, John está é agradecendo à Yoko, por ela ter ficado ao lado dele nos seus momentos mais difíceis, desde 1968 e mesmo no fim de semana perdido, pois, ela em Nova York e ele em Los Angeles, não deixavam de se falar ao telefone várias vezes ao dia. 

E você, o que pensa sobre o assunto? Enquanto isso, push play!


You Saved My Soul (Você Salvou a Minha Alma) 
John Lennon 

 Quando eu estava sozinho e com medo 
 Eu quase fui fisgado por um pregador da TV 
 Em um quarto de hotel em Tóquio 

 Oh, só você realmente me salvou do suicídio 
Porque todas as coisas que eu quero é morrer junto de você 
 Lembre-se o tempo 
 Quando eu fui pular da janela do apartamento 
 No lado oeste da cidade da antiga Nova York 

 Oh, só você me salvou do suicídio 
 Por causa de todo o meu orgulho tolo 
 Bem, se eu pudesse agradecer, obrigado 
 Por salvar a minha alma com o seu verdadeiro amor

quinta-feira, outubro 02, 2014

BIG FLOWER

Flowers in the Dirt é o oitavo álbum de estúdio de Paul McCartney, lançado em 1989 no dia 5 junho. 

Ele é considerado como uma espécie de retorno já que depois de seu lançamento, Paul partiu em turnê mundial, coisa que ele não fazia desde a turnê com os Wings em 1976. 

Neste álbum, Paul conta novamente com a participação do guitarrista da banda britânica Pink Floyd David Gilmour - que já participara do álbum Give My Regards to Broad Street, de 1984 - na faixa We Got Married, num solo sensacional. 

Mas hoje o seu blog preferido de outtakes dos Beatles, e dos seus integrantes na carreira solo, separou a canção Big Day, um outtake do Flowers in the Dirt! Enjoy!

Big Day (outtake)