Direto do Apple Studio na Savile Row, o dia é 26 de janeiro de 1969. Apesar de estar rolando as Get Back Sessions, que dariam luz ao álbum e filme Let it Be, várias canções que viriam a figurar o track list do álbum Abbey Road estavam sendo construídas e ensaiadas.
Uma delas, e a que você vai ouvir na postagem de hoje, é Octopus' Garden, de Ringo. Reparem que a letra ainda estava em fase de construção, bem como ainda a própria melodia.
Um take sensacional, que mostra bem o quanto os caras estavam maduros e o entrosamento no ápice! Listen!
A música de Paul, She Came Through The Bathroom Window, porém creditada à Lennon / McCartney, teve um pré-gravação no dia 22 de janeiro de 1969 durante as Get Back Sessions com o nome de Bathroom Window, na Apple Studio em Savile Row, 3. Este ensaio saiu na edição do Anthology 3. Mas para o álbum Abbey Road, a música foi gravada no dia 24 de julho de 1969, e concluída em 21 de agosto de 1969.
Junto com Polythene Pam de autoria de John, elas formam um só bloco, e foram gravadas juntas. É introduzida por um grito de aviso de Paul: " -Oh! Look out! She came in through the bathroom window." (" -Atenção! Ela entrou através da janela do banheiro."). Na verdade, uma fã mais afoita certa vez invadiu a residência de Paul, em Cavendish 7, próxima aos estúdios da Abbey Road, entrando pela janela do banheiro. Outras conseguiram entrar por outros caminhos e levaram alguns pertences de Paul. Porém, mais tarde, voltaram e devolveram. A maioria.
John gostava de se isolar no sótão da sua casa em Kenwood (Cynthia quase não o via no dia a dia, pois ele, quando não estava no estúdio de gravação em Abbey Road, estava no sótão absorvido por suas composições) e lá gravava tudo que lhe vinha na cabeça e, invariavelmente, tinha sempre um rádio ligado (na gravação de hoje dá para ouví-lo sintonizando o aparelho).
No livro de Cynthia, chamado John, ela faz o seguinte relato a cerca do sotão de Kenwood: " -No outro cômodo do sótão, um estúdio básico de gravação havia sido montado. Aquilo costumava ser uma bagunça total - com discos jogados entre sacos de salgadinhos, pedaços de papel com esboços de letras e equipamentos de gravação por todos os lugares. John frequentemente desaparecia lá dentro durante algumas horas, para mais tarde gritar do topo das escadas: '- Cyn, o que você está fazendo? Venha ouvir isto.' Se eu não chegasse lá imediatamente, ele gritava novamente: ' -Venha, Cyn, largue o que estiver fazendo. Eu preciso de você AGORA!'".
Foi numa dessas sessões que John, sem perceber, colocou uma fita do lado contrário e ficou fascinado com o efeito, que foi introduzido em algumas músicas dos Beatles como na pioneira I'm Only Sleeping, de 1966. George Martin conta que quando John descobria algum coisa assim ficava o tempo todo perguntando para ele se poderia colocar o efeito em todas as canções que compunha.
Hoje você vai ouvir uma demo de She Can Talk To Me, gravada no sotão de Lennon, que mais tarde viria a ser a canção Hey Bulldog, que já foi também Hey Bullfrog, mas Paul ficou "latindo" durante os seus takes e John mudou, finalmente, para Hey Bulldog.
Nota-se que há uma segunda voz na gravação e é possível que seja Paul, pois ele tinha costume de aparecer na casa de John para compor ou burilar alguma canção. Em 1968, John já tinha um home-studio instalado no sótão em Kenwood. Nas demos de Strawberry Fields, gravadas lá mesmo em Kenwood por ele sozinho, também tem overdubs - vocais e instrumentais. Antes do estúdio em casa, ele usava um gravador portátil sem muitos recursos, caso das demos de Bad To Me, I'm In Love, etc. É o John nos 2 vocais dessa demo de She Can Talk To Me.
A música, lançada no álbum Yellow Submarine em 13 de janeiro de 1969, foi usada num segmento animado do filme com o mesmo nome do álbum, que inicialmente só apareceu na versão europeia. Cool!
You Know What To Do foi uma das primeiras músicas feitas por George. Nesse take de 3 de junho de 1964, que só seria lançado no Anthology 1 de 1995, estão Paul, George e John (no pandeiro), pois Ringo estava doente e prestes a ser substituído por Jimmy Nicol na turnê que começaria em breve. Sing, George!
#9 Dream é uma canção de John que aparece na sétima faixa do seu álbum de 1974, o Walls and Bridges.
Em janeiro de 1975, ela foi lançada como single junto de outra canção do mesmo álbum, What You Got.
#9 Dream confirma a fascinação de John pelo número 9 (ele nasceu em 9 de outubro - Sean, seu filho com Yoko nasceria também no mesmo dia em 1975! - e, coincidentemente, a canção apareceu no 9º posto da U.S. Charts quando foi lançada. Na faixa é também percebida a participação de May Pang no backing vocal, companheira de John naquela época. May Pang também repete a frase do côro "Ah! böwakawa poussé, poussé", como se chamasse John num sonho...
O número 9 aparece repetidamente na vida de John, que acreditava ter ele um significado metafísico. Veja:
John nasceu em 9 de outubro (1940). Seu filho Sean também nasceu em 9 de outubro (1975). Brian Epstein, primeiro empresário dos Beatles, viu pela primeira vez o conjunto tocando no Cavern Club em 9 de novembro (1961) e assinou o primeiro contrato com a EMI em 9 de maio (1962). Num dos desenhos, feitos por John, que estampam a arte do álbum Walls and Bridges, há um em que ele retrata um jogador de futebol com um enorme número 9 estampado às costas. Além de #9 Dream, John compôs também One After 909 e Revolution 9. John conheceu Yoko em 9 de novembro (1966), 9 anos após ter conhecido Paul e 9 anos antes do nascimento de Sean. John morou no Edifício Dakota, emblemática construção de 1881 (1+8=9 e 8+1=9) no apartamento 72 (7+2=9). O Dakota situa-se na 72nd Street (7+2=9) em Nova Iorque. John foi assassinado tarde da noite do dia 8 de dezembro (1980), mas foi dado como morto quando eram as primeiras horas do dia 9 de dezembro no seu local de nascimento, Liverpool (que tem 9 letras), Inglaterra.
O take de hoje traz um remix da canção #9 Dream, onde não tem a participação de May Pang. Number nine, number nine, number nine...
Aproximadamente 55.000 pessoas apreciaram a apresentação dos Beatles no Shea Stadium, NY. Foi o primeiro show de rock realizado em um estádio aberto. O Shea era um estádio de beisebol que foi fechado para demolição em 28 de setembro de 2008, onde jogava o New York Mets. Ali também foi a casa do New York Jets, time de football americano, de 1964 a 1983. Essa apresentação dos Beatles foi em 15 de agosto de 1965.
Você vai ver e ouvir agora a loucura que foi quando eles cantaram Help. Play it loud!
Na série MTV Unplugged, inaugurada por Paul em 25 de janeiro de 1991, ele cantou várias canções, entre seus sucessos e alguns dos Beatles lançando o álbum Unplugged (The Official Bootleg).
Deste dia memorável, você vai ouvir a canção que Paul compôs ainda nos Beatles chamada Things We Said Today, que acabou não figurando na track list final. Outras canções, também não incluídas, podem ser ouvidas clicando aqui e aqui também. Paul!