quarta-feira, outubro 31, 2012

A TOUCH CAN MEAN SO MUCH

A canção That Means a Lot, embora escrita por Lennon e McCartney para o álbum Help! permaneceu inédita até 1996, quando apareceu no projeto Anthology, disco 2.

Ela foi escrita principalmente por Paul, que cantou os vocais. Com um padrão de bateria semelhante a Ticket To Ride, e um arranjo rebuscado com eco de fita e vibrato, em sua primeira tentativa os Beatles criaram um som bastante diferente de tudo que eles tinham gravado.

John disse à época que depois de várias tentativas eles simplesmente não conseguiam cantá-la e que chegaram à conclusão de que seria melhor passá-la para alguém.

That Means a Lot, então, foi dada ao cantor americano PJ Proby, que tinha amizade com o grupo após participar do especial de TV Around The Beatles, em abril de 1964.

Lançada em setembro de 1965, a versão de Proby - ligeiramente mais lenta do que a dos seus criadores, e com um arranjo de cordas escrito e realizado por George Martin - chegou ao número 30 na parada de singles do Reino Unido.

E o blog separou hoje uma mix com os Beatles dos takes 20 e 21 da canção. Enjoy!

That Means a Lot (mix takes 20 and 21)

segunda-feira, outubro 22, 2012

CONCEPT

Acoustic é um álbum de John, lançado em 1º de novembro de 2004, e que traz uma compilação de demos, outtakes e algumas performances ao vivo.

Do Acoustic o blog separou hoje a canção God, que meu amigo Cláudio Teran da Beatles Brasil disse ser a faixa 23 da coleção de bootlegs Lost Lennon Tapes e que provavelmente seja a primeira demo de God a ser gravada. Repare que aqui ele canta 'I don't believe in Dylan' e não 'I don't believe in Zimmerman' (sobrenome de Bob Dylan), que é como está na versão oficial lançada no álbum John Lennon and Plastic Ono Band de 1970. Listen!

God (acoustic)

terça-feira, outubro 16, 2012

FABFOUR AND QUATRO

Suzi Quatro (nascida como Susan Kay Quatrocchio em 3 de Junho de 1950 em Detroit, Michigan) é uma cantora, baixista, personalidade da rádio e atriz norte-americana. 

Ela teve uma série de hits de sucesso na década de 1970, que encontraram maior repercussão na Europa do que em sua terra natal, e, um papel recorrente no seriado de tv americano Happy Days

Suzi Quatro mudou-se para o Reino Unido em 1971, após ser descoberta em Detroit pelo produtor musical Mickie Most, que produziu The Animals, Jeff Beck, Lulu e Donovan. Nesta época Most havia fundado sua própria gravadora, RAK Records, que fez estrelas como Hot Chocolate e Mud. 

O primeiro single de Suzi, Rolling Stone, não alcançou popularidade exceto em Portugal, onde chegou ao topo das paradas. Seu segundo single Can the Can (1973) foi um hit número um em todo Europa e Austrália, e foi seguido por mais três sucessos: 48 Crash (1973), Daytona Demon (1973), e Devil Gate Drive (1974), todos pela RAK Records

Paul McCartney disse certa vez que Suzi Quatro é uma das melhores baixistas de rock de todos os tempos. Isso além de ser uma grande cantora e compositora. (Se Paul não disse também que ela foi a mais linda e a mais sexy baixista de todos os tempos naquelas roupas apertadíssimas de couro, no mínimo deve ter pensado!).

E o post de hoje traz a canção I Wanna Be Your Man (Lennon/McCartney) interpretada pela nossa convidada Suzi Quatro. Rock! 

Suzi Quatro - I Wanna Be Your Man (cover - guest)

sexta-feira, outubro 12, 2012

AND YOUR BIRD CAN... LAUGH?

Hoje você ouvirá uma pérola das gravações do Álbum Revolver, de 1966. Posteriormente essa tomada de And Your Bird Can Sing, com todos eles caindo na risada, foi incluída no álbum Anthology nº 2, de 1996. Porém, na que você vai ouvir abaixo há um pormenor: os canais das risadas foram colocados em evidência. Cool! Enjoy!

And Your Bird Can Sing (mix)

terça-feira, outubro 09, 2012

HAPPY BIRTHDAY, JOHN!

Hoje, quando John completaria 72 anos de idade, disponibilizo aqui a maravilhosa canção composta por Elton John em sua homenagem. Elton John, além de um grande amigo, é padrinho de Sean Lennon, filho único de John e Yoko, que também aniversaria hoje (37 anos). Elton lançou Empty Garden (Hey hey, Johnny) no seu Álbum Jump Up! de 1982. Ouça e acompanhe a letra. Ok, Elton!



Empty Garden (Hey, hey, Johnny)

Elton John

O que aconteceu aqui
Já que o pôr do sol de Nova Iorque desapareceu?
Eu encontrei um jardim vazio
entre aquelas lajes

Quem viveu aqui?
Ele deve ter sido um jardineiro que se importava muito
Que capinou as lágrimas e fez crescer uma boa colheita
Agora tudo parece estranho
É engraçado como um inseto
pode estragar tantos grãos

E pra que serve
Esse pequeno jardim vazio perto da porta?
E nas falhas pela calçada
nada cresce mais

Quem viveu aqui?
Ele deve ter sido um jardineiro que se importava muito
Que capinou as lágrimas e fez crescer uma boa colheita
E nós estamos tão pasmos!
Estamos quebrados e ofuscados
Um jardineiro como aquele ninguém pode substituir

E eu continuo batendo na porta
mas ninguém responde
E eu continuo batendo
o dia inteiro
Oh, e eu continuo chamando
Oh, hey, hey Johnny!
Você pode sair para brincar?

E por suas lágrimas
Alguns dizem que ele mostrou o seu melhor na juventude
Mas ele teria dito que as raízes crescem e ficam mais fortes
se apenas ele pudesse ouvir
Quem viveu lá?
Ele deve ter sido um jardineiro que se importava muito
Que capinou as lágrimas e fez crescer uma boa colheita
Agora nós rezamos para chover
e com cada gota que cai
Nós escutamos, nós escutamos seu nome...

E eu continuo batendo na porta
mas ninguém responde
E eu continuo batendo
o dia inteiro
Oh, e eu continuo chamando
Oh, hey, hey, Johnny!
Você pode sair para brincar
No seu jardim vazio?
Johnny?
Você pode sair para brincar
no seu jardim vazio?

sábado, outubro 06, 2012

THIAGO'S MEDLEY


Hoje o blog dá espaço a um convidado especial, o Thiago Heinrich, colega da lista Beatles Brasil de Porto Alegre. 

Ouça o que ele conseguiu fazer com medley dos Beatles saído do álbum Abbey Road, notadamente com uma roupagem nova para o final, com Her Majesty

Ele está nos vocais, bateria, piano, guitarras e baixo! Valeu, Thiago! 

Thiago Heinrich - Medley Abbey Road (guest - cover)

terça-feira, outubro 02, 2012

OH YEAH OH YEAH

I'll Get You é uma canção escrita por John e Paul. Ela foi gravada 1963 e lançada como lado B de um single, com o lado A sendo She Loves You.

Hoje você vai ouvir I'll Get You ao vivo com os Beatles no dia 13 de outubro de 1963 no London Palladium durante uma "Sunday Night at London Palladium". Just push play!

I'll Get You (live)