domingo, fevereiro 14, 2010

AND THE BAND BEGINS TO PLAY

Na música Yellow Submarine o estúdio foi tomado pelos mais extravagantes objetos como banheiras, correntes, apitos, bumbos, - inclusive uma máquina registradora, que mais tarde apareceria na música Money do Pink Floyd (álbum Dark Side Of The Moon, 1973) -, com os quais os Beatles e o seu séquito (Mal Evans, engenheiros de som, Neil Aspinall e até Patty Boyd) produziram os mais diversos e variados sons ouvidos naquela gravação.

O blog traz hoje uma mixagem com mais efeitos sonoros do que os da versão oficial lançada. Listen and enjoy!

Yellow Submarine (alternate mix)


Se você ficou curioso sobre os efeitos produzidos, clique aqui para ouvi-los separadamente.

sábado, fevereiro 13, 2010

McCARTNEY/HARRISON... ONLY ONE

Em 1958 o então grupo Quarry Men, contava numa de suas formações com John Lennon, 17 anos - 09/10/40 (guitarra), Paul McCartney, 16 anos - 18/07/42 (guitarra), George Harrison, 15 anos - 25/02/43 (guitarra), John Duff Lowe, 12 anos - 21/07/45 e Colin Hanton, 19 anos - 12/12/38 (bateria).

Num estúdio caseiro, pertencente a Percy Phillips em Kensington, Liverpool, eles gravaram um único disco único, atualmente na posse de Paul McCartney. O disco, em 78 rotações, de goma-laca  contém no lado A That'll Be The Day, de Buddy Holly, e no lado B In Spite Of All Danger, a única canção composta pela dupla McCartney/Harrison.

Ouça agora a canção In Spite Of All Danger, na sua forma original, registrada naquela ocasião:

In Spite Of All Danger (McCartney/Harrison - 1958)


Pois bem. A canção nunca foi gravada oficialmente pelo grupo até sair no CD 1 do projeto Anthology, de 1994/95. Porém, em 2005, em Glastonbury, Inglaterra, Paul a cantou ao vivo, para deleite de todos os fãs presentes num de seus shows.

Curta você também essa canção, agora interpretada por Paul, numa das muitas homenagens ao seu amigo de infância e colega de banda, nosso querido George. Enjoy!

In Spite Of All Danger (live Glastonbury 2005)

Se você quiser saber mais sobre aquele dia, clique aqui.

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

IT'S DRIVING ME MAD

Estamos no dia 28 de janeiro de 1969 no Apple Studio, na Savile Row.

Os Beatles tinham vindo de um período muito conturbado nos Twickenham Studios (inclusive com um sumiço de George, que torrara o saco com o frio e com as pegações no pé por parte de Paul, apesar de ter tido um desentendimento feio com John). Para amenizar um pouco o ambiente, a exemplo de quando George trouxera Eric Clapton para fazer o maravilhoso solo em While My Guitar Gently Weeps, o convidado agora é Billy Preston, um talentoso e jovem tecladista. E deu certo. O clima melhorou e ótimos ensaios foram realizados.

Assim, o blog destacou para hoje um ensaio da canção I Want You (She's so Heavy) de John, que havia sido composta para figurar no álbum Get Back (lançado como Let it Be), porém foi aproveitada no álbum Abbey Road.

Essa canção se destaca pelas guitarras tocadas por John e George, formando uma massa sonora típica das guitarras de heavy metal. Alguns dizem ser a primeira canção heavy metal da história do rock'n'roll. Outros, afirmam que a canção é de rock progressivo por sua estrutura e duração.

O seu final abrupto, editado propositalmente por John, também foi, na época, muito comentado por ser inusitado em termos musicais.

Outra coisa interessante nela é a duração de quase oito minutos: um tamanho desproporcional para as canções dos Beatles, só ficando atrás de Revolution 9.

Bom, ouça esse ensaio de I Want You (She's so Heavy), onde rola até uma jamzinha com o entusiasmado Billy Preston. Enjoy! Listen!

I Want You (She's so Heavy) - (rehearsal with Billy Preston)

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

HARRISON AND McCARTNEY

A canção All Things Must Pass, de George, só foi lançada no seu álbum de 1970, e com o mesmo nome, o triplo All Things Must Pass.

Na postagem de hoje você ouvirá uma mixagem de George e Paul cantando juntos a canção, porém são gravações do final dos anos setenta, apesar de George ter tocado essa canção na época das Get Back Sessions quando ainda fazia parte dos Beatles.

E agora ouça All Things Must Pass, com George e Paul! Cool!

George & Paul – All Things Must Pass (mix)