Take número cinco da música Run For Your Life, do disco Rubber Soul, de 1965. No início John, como o autêntico líder, faz alguns comentários e pergunta se os rapazes estão prontos. Parece-me que é George quem responde numa voz bem engraçada: "- Ok, Johnny!". Cool! Listen!
Prepare-se: você será transportado para as Get Back Sessions, numa tomada de aproximadamente dezessete minutos, na Apple Studio, início de 1969. Se mesmo assim você quiser ouvir mais, relembre outro post sobre a canção de hoje clicando aqui.
Agora ouça momentos mágicos da construção da sensacional I've Got a Feeling! Relax and enjoy!
She's Leaving Home foi lançada no álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band de 1967.
A canção surgiu quando Paul leu uma notícia no jornal Daily Mail em 17 de fevereiro de 1967 que contava a história de uma garota de 17 anos que saíra de casa sem seus pais saberem e que ainda não havia mencionado o seu paradeiro. Contava ainda que o pai estava sem saber o porquê daquela ação da filha, pois ela tinha tudo o que queria em casa...
Em cima desses poucos fatos, Paul criou a melodia e a parte da letra que narra os passos da garota imediatamente após ter fugido de casa. Quando ele mostrou para o parceiro a canção, John a completou com o refrão simbolizando os pais e idealizou o modo como ela deveria ser cantada: como um lamento ante o fato ocorrido.
O coro da canção ("Sheee....is leavinnnn'....hoooome") contraposto ao refrão do lamento dos pais cantado por John - com duplicação de voz (overdub) - cria um efeito musical mágico e impressionante.
A gravação teve início no dia 17 de março de 1967 com seis tomadas, só participando a orquestra de cordas. Difícil de acontecer, porém o take 1 foi considerado o melhor. No dia 20 de março foram gravadas as vozes, o coro e o refrão. O coro e o refrão receberam overdub (duplicação de canal).
Nesta canção nenhum dos Beatles tocam qualquer instrumentos. Só participa uma orquestra de cordas com músicos contratados.
A idéia de utilizar uma pequena orquestra foi de Paul. Com esta proposta na cabeça, ele telefonou para George Martin. Sempre disponível em outras ocasiões, desta vez ele estava envolvido com uma outra produção, já que era um produtor independente e não trabalhava só com os estúdios Abbey Road. Não tendo a paciência de esperar uns dias a mais, Paul procurou outro profissional a quem passou a tarefa de criar um arranjo para esta melodia. Este arranjador era Mike Leander que realizou o trabalho. George Martin ficou magoado pela impaciência de Paul, mas mesmo assim foi ele quem coordenou a pequena orquestra e realizou a gravação com ela. Grande George Martin! Obrigado por sempre ter ouvido, experimentado, 'feito mágica' e perdoado os intempestivos gênios dos "seus" meninos...
A gravação que você vai ouvir agora é de um take alternativo onde foram adicionadas mais algumas cordas entre os versos cantados por Paul e há, no início, um suporte vocal a mais. Cool! Enjoy!
She's Leaving Home (alternate - support vocal and more strings)
Yellow Submarine é um álbum trilha-sonora que corresponde ao filme de desenho animado, que tem o mesmo título, lançado em janeiro de 1969.
Nele, somente as seis músicas do lado A são do grupo e apenas quatro delas são inéditas e ainda assim foram gravadas entre 1967 e 1968.
A história do filme se passa na cidade de Pepperland, quando os Blue Meanies atacam a cidade para acabar com o amor, a música e as cores. É quando os Beatles entram em ação a bordo do submarino amarelo para acabar com eles. O filme é recheado de músicas e cores psicodélicas e é considerado um marco na animação, porém na época os Beatles não levaram como um projeto primário. Quando a King Features fez alguns curtas animados baseado nos Beatles (isso no auge da Beatlemania) eles tiveram carta branca de Brian Epstein para fazer um longa metragem sobre os Beatles com base em Fantasia, obra de Walt Disney. Porém com o trabalho sempre adiado e após a morte de Brian, a empresa cobrou que fosse cumprido o trato. Os Beatles abriram a Apple Films subdivisão da Apple e decidiram resolver esse problema dando 6 músicas para a trilha sonora, mais todo seu catálogo de músicas para ser usado no filme e George Martin se prontificou a fazer a trilha musical, que completou o restante das faixas. Os Beatles não gravaram as vozes para o desenho e nem sequer acompanharam o roteiro e produção, segundo George Harrison: “ -Tivemos um ou dois encontro com eles, não estávamos a par da produção, quase não nos envolvemos.”. George Martin disse que eles agiram mais ou menos assim: “ -Está bem, vamos dar a esses caras a maldita trilha, mas sem nos estafarmos. Vamos colocar o que nos der na telha.”.
Após o lançamento do filme, os Beatles adoraram e se arrependeram de não terem feito as vozes originais, agendaram uma reunião para relançar com as vozes, mas com o final da banda esse projeto não foi pra frente.
Ouça apenas o canal das vozes de Paul, John e George na extraordinária faixa Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band, do Álbum do mesmo nome, lançado em 1967. Show!
All You Need Is Love é o nome de uma das mais populares canções dos Beatles e foi lançado em single, no álbum Magical Mistery Tour (EUA) e no álbum Yellow Submarine (UK), no mês de julho de 1967.
Na época, a equipe da BBC convidou os Beatles a participarem do primeiro evento transmitido mundialmente via-satélite, ao vivo, simultaneamente para 26 países. Esse trabalho envolveu redes de TV das Américas, Europa, Escandinávia, África, Austrália e Japão.
Foi então solicitado que eles escrevessem uma música cuja mensagem pudesse ser entendida por todos os povos do planeta. John e Paul começaram a trabalhar separadamente em diferentes letras, até que John acabou escrevendo esse clássico que se encaixou perfeitamente ao objetivo proposto, pois a mensagem de amor contida na canção poderia ser facilmente interpretada ao redor do mundo.
A transmissão mundial dessa apresentação, que foi ao ar em 25 de junho de 1967, acabou divulgando ainda mais o nome dos Beatles, tornando-os mais famosos em todo o mundo.
Hoje você vai ouvir o take 58 da canção. Ok, boys!
O baterista britânico James George Nicol, Jimmy Nicol, nasceu em Londres no dia 3 de agosto de 1939 e ficou mundialmente conhecido por ter sido um integrante temporário dos Beatles.
Tudo aconteceu porque, um dia antes dos Beatles saírem em turnê, em 3 de junho de 1964 pela Escandinávia, Holanda e Austrália, Ringo foi vítima de uma faringite que o levou a ser hospitalizado. Sendo muito em cima da hora, e sem possibilidades para adiar a turnê, George Martin sugeriu um baterista de estúdio para substituir Ringo. Seria ele, Jimmy Nicol, então com 24 anos.
Apesar da relutância dos outros três beatles em partir sem Ringo, tanto George Martin quanto Brian Epstein conseguiram convencê-los.
Jimmy já estava familiarizado com as músicas do grupo, tendo tocado bateria numa compilação denominada Beatlemania; e após ter recebido um corte de cabelo beatle partiu com o grupo em turnê.
Jimmy Nicol também ficou conhecido por ter "contribuído" para a música Getting Better, que viria a ser lançada em 1967 no álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, não em termos de composição, mas pela sua típica resposta "- It's getting better" toda vez que um dos três beatles lhe perguntava como estava indo.
Depois de recuperado, Ringo voltou para a banda no dia 15 de junho em Melbourne, Austrália. Leia mais clicando aqui.
Pela sua contribuição, Jimmy Nicol recebeu 500 libras esterlinas e um relógio de ouro Eternamatic com a gravação "From the Beatles and Brian Epstein to Jimmy - with appreciation and gratitude".
Após ter substituído Ringo, Jimmy e seu grupo Shubdubs gravaram um single denominado Husky/Don't Come Back mas que não teve sucesso comercial.
Nas palavras do próprio Jimmy:
"- Os rapazes foram muito gentis mas eu me sentia como um intruso. Eles me aceitaram, mas não podemos entrar assim num grupo como aquele... Eles têm sua própria atmosfera, seu próprio senso de humor. Algo que não é fácil para alguém de fora se adaptar.".
E o blog separou três momentos dessa aventura inusitada. O primeiro deles é um pequeno ensaio de Jimmy nos estúdios da Abbey Road. Logo após, os Beatles, com Jimmy, tocando e cantando Long Tall Sally ao vivo na Holanda. E por fim, a despedida de Jimmy. Cool! Enjoy!
Rehearsal - Jimmy Nicol - Abbey Road
Long Tall Sally (live - with Jimmy Nicol - Netherlands)