quarta-feira, julho 29, 2009

(AND) AND I FOUND

If I Feel é uma canção que foi escrita inicialmente por John e que depois teve ajuda de Paul. Ela é de 1964 e aparece no álbum A Hard Day's Night, lançado no REINO UNIDO. Nos EUA, ela figura na compilação do álbum Something New.

No formato single ela foi lançada no REINO UNIDO em 4 de dezembro de 1964 no lado A, tendo no lado B a canção Tell Me Why, pela Parlophone. Nos EUA ela saiu como lado B do single que contém no lado A And I Love Her, pela Capitol. Na Noruega, também como single, If I Feel atingiu o número um nas paradas.

A versão em stereo de If I Feel teve algumas peculiaridades: ela foi mixada com a voz de John dobrada na introdução (double tracked vocal), sendo que na versão mono o usado foi apenas uma. O resultado dessa combinação de dois vocais de John é que a linha "... cause I've been in love before, and I found..." acabou sendo ouvida como "... cause I've been in love before, (and) and I found...".

Outra nota também é que a voz de Paul desaparece durante a segunda menção da palavra "vain", porém esse erro foi consertado na versão mono. Cool! Enjoy!

If I Feel (stereo - with mistakes)

sexta-feira, julho 24, 2009

KISSED BY THE SNOW

Tragedy é uma canção composta por Gerald Nelson/Fred Burch e sua primeira aparição se deu através de uma gravação de Thomas Wayne com o conjunto The DeLons em 1959. Posteriormente ela foi gravada por Jerry Garcia e lançada como bonus track no seu álbum de 1974, o Compliments Of..., que fez parte do box All Good Things de 2004.

Você vai ouvir hoje Paul interpretando Tragedy, durante as Red Rose Speedway Sessions, em 1973, porém ele nunca a lançou oficialmente em seus discos. Enjoy!

Tragedy (cover)

quinta-feira, julho 16, 2009

YOU COULD HEAR THEM SINGING

Mary Had a Little Lamb é uma canção estadunidense para crianças criada no século XIX, cuja letra é atribuída a Sarah Josepha Hale.

Thomas Edison recitou a primeira estrofe do poema para testar sua invenção, o fonógrafo, em 1877, transformando-a no primeiro registro de áudio a ser feito e reproduzido com sucesso. Em 1923, Henry Ford, amigo de Edison, transportou de Sterling, Massachusetts, para o terreno da Wayside Inn, uma construção que se supunha ser a escola originalmente citada no poema.

Paul e os Wings lançaram uma versão da canção, tendo uma nova melodia escrita por Paul, num single em 12 de maio de 1972. Em 1993, ela apareceu na edição remasterizada do álbum Wild Life, originalmente de 7 de dezembro de 1971, junto de outras canções: Give Ireland Back to the Irish, Little Woman Love e Mama's Little Girl.

Paul nega, mas há histórias de que Mary Had a Little Lamb foi uma resposta à BBC por ter proibido a execução de Give Ireland Back to the Irish, que você pode ler sobre ela e ouví-la clicando aqui. À época, alguns críticos de rock ficaram fulos com Paul, por ter lançado Mary Had a Little Lamb como uma resposta irônica à proibição de sua música de protesto político, a contundente e reinvindicativa Give Ireland Back to the Irish.

Embora Mary Had a Little Lamb tenha alcançado o Top 10 no REINO UNIDO, muitas estações de rádio norte-americanas escolheram divulgar apenas Little Woman Love, o lado B do single. Hard times!

Na gravação original, o guitarrista do Wings, Henry McCullough, toca bandolim e as crianças de Paul e Linda cantam o côro.

Ouça agora um outtake de Mary Had a Little Lamb, ainda sem as crianças de Paul e Linda fazendo o côro. Play it loud!

Mary Had a Little Lamb (outtake)

quarta-feira, julho 15, 2009

SHE WOULD NEVER BE FREE

O blog separou hoje uma gravação ao vivo dos Beatles interpretando Ticket To Ride no Palais des Sport, Paris, França, no dia 20 de junho de 1965. Let's go, boys!

Ticket To Ride (live)

terça-feira, julho 14, 2009

DARLING, YOU KNOW WHAT I WAS THINKING?

Thank You Darling é um outtake das Red Rose Speedway Sessions, quarto álbum de Paul, após a separação dos Beatles, lançado em 4 de maio de 1973, porém é uma canção que Paul compôs em 1972. Ok, Paul!

Thank You Darling (unreleased)

sexta-feira, julho 10, 2009

20 FORTHLIN ROAD

I'll Always Be In Love With You é uma canção, provavelmente de John, gravada nos primórdios dos Beatles, em maio de 1960 na casa de Paul, 20 Forthlin Road, Liverpool, Inglaterra.

É bem provavel que o gravador usado nessa gravação, além de outras que foram feitas na casa de Paul, seja da marca Grundig. Esses aparelhos eram fabricados em 1956-57. Os modelos podem ter sido o TK12, o chamado "olho verde" ou o TK20, que pode ser visto no documentário Anthology durante uma sucessão de gravações. Este modelo também é visto em princípios de 1963, numa fotografia de ensaio no Cavern. Veja a fotos dos mesmos clicando aqui.

Agora ouça essa rara canção do início dos Beatles. Cool! Listen and enjoy!

I'll Always Be In Love With You (early Beatles)

quarta-feira, julho 08, 2009

A LOT OF POLITICAL NONSENSE IN THE AIR

A canção do post de hoje vem do disco Wild Life, lançado em 7 de dezembro de 1971. Ele é o primeiro álbum com a banda Wings (terceiro de Paul desde a saída dos Beatles) e contou com o engenheiro de som Alan Parsons. Antes Paul havia lançado o McCartney e o Ram.

Paul e Linda já tinham trabalhado com o baterista Denny Seiwell no Ram e chamaram Denny Laine do Moody Blues, consolidando assim a primeira formação do Wings.

No dia 10 de julho de 1973, portanto praticamente há 36 anos atrás, Paul e sua banda Wings tocaram ao vivo em Newcastle.

Separei desse show a interpretação sensacional de Paul da canção-título do álbum Wild Life, que você vai ouvir agora. Play it loud!

Wild Life (live)

terça-feira, julho 07, 2009

69!

Nosso querido Ringo completa hoje 69 anos. Happy birthday, big nose!

E o post de hoje é de uma canção de Lennon e McCartney, I Wanna Be Your Man, que Ringo canta junto da sua All Starr Band, com Roger Hodgson (Supertramp) e Greg Lake (Emerson, Lake and Palmer), na turnê de 2001.

Happy birthday, dear Ringo, happy birthday to you! Ringo!

I Wanna Be Your Man (live)

segunda-feira, julho 06, 2009

MY FRIENDS

Belíssimo momento de John em casa com Yoko e Sean. Sean, ainda pequenino, canta um trecho de A Little Help From My Friends e diz que é sua música favorita. Depois pergunta ao pai se é ele quem canta a canção. John, sensacional, explica para o filho quem canta e que música é aquela. Great!

With a Little Help From My Friends (home)

sábado, julho 04, 2009

EVERY DAY I LEARN

Indeed I Do é uma canção de Paul que não foi lançada oficialmente. Ela é de 1970, época em que Paul lançou seu primeiro disco single após a saída dos Beatles, o McCartney.

A demo de Indeed I Do que você vai ouvir agora vem das Wild Life Sessions, álbum de Paul lançado em 7 de dezembro de 1971, já com sua nova banda, o Wings. Enjoy!

Indeed I Do (demo)

quinta-feira, julho 02, 2009

IT'S NOT TOO BAD

Sensacional demo de John, de quando estava na Espanha gravando o filme How I Won The War, do diretor Richard Lester.

Richard Lester dirigiu os dois primeiros dos Beatles: A Hard Day's Night em 1964 e Help, em 1965.

It's Not Too Bad viria a se tornar mais tarde na maravilhosa Strawberry Fields Forever. Essa demo foi gravada em Santa Isabel, Espanha, em dezembro de 1966. Cool!

It's Not Too Bad (early Strawberry Fields Forever)