sábado, dezembro 11, 2010

LIVING IS EASY WITH EYES CLOSED

John compôs Strawberry Fields Forever durante o tempo em que se encontrava em Almeria, Espanha, participando das filmagem de How I Won The War, do diretor Richard Lester, que havia dirigido também o segundo filme dos Beatles, A Hard Day's Night.

É uma canção autobiográfica em que John recorda o tempo de infância. Ele deu esse nome a ela devido ao fato de Strawberry Field (John acrescentou um 's' em Field na canção) ter sido um terreno em Liverpool onde se localizava um abrigo do Exército de Salvação, um grupo religioso com ramificações no mundo inteiro. Por ser um local cercado, amplo e com um grande jardim, lá durante o verão europeu eram realizados quermesses. Em uma rua paralela, Menlove Avenue, moravam John Lennon, sua tia Mimi e seu tio George. John costumava brincar no local durante a sua infância.

A letra de Strawberry Fields Forever não é explícita, mas bastante onírica, na qual John brinca com as palavras, uma das suas preferidas artes de compor.

A princípio, a música participaria do álbum que estava sendo gravado. Mas Brian Epstein, o empresário dos Beatles, pressionou George Martin no início do ano de 1967 para o lançamento de um compacto simples (EP). Com três canções gravadas até o momento, ele selecionou duas dentre elas - Strawberry Fields Forever e Penny Lane - e enviou para a edição do EP. A outra canção era When I'm Sixty-Four. Com a política de não lançar em álbum (LP) música que fosse lançada em EP, estas duas músicas foram excluídas do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Penny Lane e When I'm Sixty-Four - que saiu no Sgt. Pepper's - são duas canções de Paul.

Pois bem. A canção foi lançada em compacto simples (EP) em 17 de fevereiro de 1967 tendo Penny Lane como o outro lado. O lançamento não alcançou o primeiro lugar na Inglaterra, conforme o esperado, tendo alcançado somente o segundo lugar. Nos EUA, cujo lançamento se deu no dia 13 de fevereiro de 1967, o EP ficou na primeira posição por uma semana.

E o blog disponibiliza hoje, com muitas saudades de John, uma seleção de demos da belíssima Strawberry Fields Forever. Great, John!

Nenhum comentário: