sábado, fevereiro 13, 2016

BEWARE OF KLEIN

A história do plágio cometido por George Harrison na sua canção My Sweet Lord em relação à canção He's So Fine, do compositor Ronnie Mack, é antiga e longa. 

Início dos anos 70, fim dos Beatles, mortes de Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison... O rock entrava numa grande deprê. 

Então surge o primeiro álbum de Harrison após a separação dos Beatles, já que ele tinha lançado em 1968 o álbum solo Wanderwall Music, o All Things Must Pass. E nele, pra alegria de todos, encontrava-se a revigorante, espiritual, pra cima, leve, linda, My Sweet Lord. E ela foi um sucesso. Tanto que a editora Bright Tunes, detentora dos direitos autorais de He's So Fine, entrou com o processo de acusação de plágio. 

O beatle (pra mim não ecziste ex-beatle) perdeu em todas as instâncias. Nesse meio tempo, Allen Klein, empresário dos Beatles que mais complicou do que resolveu a vida deles, havia comprado através da sua empresa, a ABKCO, a Bright Tunes

Resumindo: mesmo de uma maneira acidental, Klein acabou sendo o beneficiado pela multa paga por George de 857.000 dólares!

Daí, George acabou adaptando sua canção Beware of Darkness, do mesmo álbum All Things Must Pass, para Beware of ABKCO... Veja como ficou:


Para saber mais detalhes do caso, acessem o texto do meu querido beatlefriend Cláudio Teran, que explica tudo. Tim-tim por tim-tim: http://www.thebeatles.com.br/pop/george001-plagio.htm

Nenhum comentário: