sábado, janeiro 14, 2017

A KID NAMED SID

De 7 de fevereiro a 31 de março de 1977 Paul realizou a primeira sessão de gravações, na Abbey Road, para o seu próximo álbum London Town, que foi lançado em 31 de março de 1978. 

Nesse dia foram gravadas as músicas Londow Town (que Paul escreveu em Perth, Australia – Escócia e México!), Delivery Your Children (escrita durante as sessões do álbum Venus and Mars em Los Angeles) e Girl’s Shool (lado B de Mull of Kintyre). 

A segunda sessão só aconteceu em 1º de maio de 1977 num iate (isso mesmo!) chamado Fair Carol nas Ilhas Virgens! O primeiro nome para o álbum foi Water Wings, pois Paul montou um estúdio no barco e gravou várias outras músicas, entre elas Boil Crisis, não lançada oficialmente até o dia de hoje. 

1977 era o ano da explosão do Punk Rock na Inglaterra, que é um movimento musical e cultural que surgiu em meados da década de 1970 e que tem como características principais músicas rápidas e ruidosas, com canções que abordem ideias políticas anarquistas, niilistas e revolucionárias. Também abordam em suas letras problemas sociais como o desemprego, a guerra, a violência e drogas; ou o contrário disto: temas como relacionamentos, diversão e sexo. O visual agressivo e rasgado, chocante, que foge dos padrões da moda e da sociabilização, a linguagem despudorada, a filosofia “faça-você-mesmo” (Do It Yourself em inglês, ou, numa sigla, DIY), a imagem “anti-ídolo” (inclusive sem ser obrigado a tocar corretamente seu instrumento) e atitudes destrutivas também são outras características do punk; embora, lógico, nem todas as bandas tenham seguido ou sigam tal padrão. 

O movimento se opôs, principalmente, aos excessos do rock progressivo, do fusion e do hard rock quando, em 1977, invadiu a Inglaterra via Estados Unidos. Neste cenário, a banda punk de Johnny Rotten, o Sex Pistols, estava em evidência e Rotten usava uma camiseta na qual se lia “Odeio o Pink Floyd”, bem característico da postura iconoclasta do movimento. A banda era composta originalmente por ele, o vocalista Johnny Rotten, o guitarrista Steve Jones, o baterista Paul Cook e o baixista Glen Matlock. Matlock foi substituído por Sid Vicious no início de 1977 e Sid passou a estar sempre em evidência na mídia devido ao seu comportamento pra lá de excêntrico e, claro, chamativo. 

Daí, Paul McCartney resolveu “contar uma historinha sobre Sid” na canção Boil Crisis (algo como Crise das Espinhas) como que numa resposta às provocações do movimento que caía matando sobre o rock progressivo e até mesmo o rock tradicional. E o fez no estilo punk, com uma letra bem maluca, porém, acredito, Paul nunca se sentiu bem em lançá-la e, portanto, como já dito, ela é inédita até hoje. Listen!

Nenhum comentário: