sexta-feira, junho 03, 2011

GOD

E depois de alguns meses de total McCartníase, o blog traz hoje um outtake de John: a canção God, do seu primeiro álbum após a saída dos Beatles.

O álbum, John Lennon / Plastic Ono Band, é o de estreia de John após a separação oficial dos Beatles em 1970. Quando ainda estava nos Beatles, John já havia lançado três álbuns experimentais e realizado um show ao vivo em Toronto. Em 1969, John formou com sua mulher, Yoko Ono, a banda Plastic Ono Band.

Ele atingiu o oitavo lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos e o sexto na Inglaterra. É considerado por muitos críticos de música o melhor álbum solo de John Lennon.

Nele, a canção God traz a célebre frase the dream is over que, de certa forma, funcionou como a 'caída de ficha' do mundo todo de que os Beatles realmente se separaram.

Nessa época John e Yoko estavam fazendo terapia com o Dr. Arthur Janov, cujo princípio era o do grito primal, ou seja, era através do grito que se conseguiria extirpar os traumas mais marcantes da vida do paciente. E no álbum John grita a perda da sua mãe Julia em Mother e se esgoela até a exaustão em Well, Well, Well...

O Dr. Janov contou mais tarde, numa entrevista, que passou algumas horas explicando a John como funcionaria a terapia e, depois de alguns momentos de reflexão, John lhe disse: " -Então quer dizer que Deus é um conceito pelo qual medimos a nossa dor?", e o Dr. Janov, impressionado, completou na entrevista: " -Esse era John Lennon, um cara que desvendou em minutos algo que precisei de anos inteiros para perceber...". E John inicia a canção God exatamente com essa frase: "God is a concept / By which we measure / Our pain.".

Ouçamos, portanto, um outtake dessa incrível canção, um dos grandes sucessos do álbum John Lennon / Plastic Ono Band. Ok, John!

God (outtake)

3 comentários:

BLOG DO IVANOVITCH 2 disse...

Belo demais; texto esclarecedor,
grato!

Anônimo disse...

como q eu faço pra baixar esses outtakes q tu posta aqui?

Carlos Edu Bernardes disse...

Obrigado pelo comentário, Ivanovitch! Volte sempre! Qto à pergunta do nosso amigo "Anonymous" eu não saberia responder como se faz para conseguir o download da músicas... FABraços!