sábado, abril 09, 2011

BARK!

Martha My Dear é uma canção dos Beatles composta por Paul e creditada à dupla Lennon-McCartney. Ela foi lançada no álbum The Beatles ou Álbum Branco de 1968. As gravações tiveram início em 4 de outubro e foi concluída em 7 de outubro de 1968.

George admirava o fato de Paul compor baseado em temas fictícios, e que alegava não saber compor desta maneira, sem um envolvimento com o tema musical. O título Martha My Dear, é dedicada à cachorra da raça sheepdog de Paul que na época tinha três anos e se chamava Martha, embora partes da letra apontam que foi feita para Jane Asher, que tinha rompido o namoro com Paul recentemente.

Paul compôs várias músicas para Jane como Here, There and Everywhere, For No One, I'm Looking Through You e We Can Work It Out. Paul disse em entrevista, que: “ -A canção é sobre minha 'musa' – a voz que diz em minha consciência quais palavras e acordes devo escrever.”.

Martha My Dear é inspirada nos tons de M'appari' tutt' amor, da ópera Martha de Friedrich Von Flotow (1812-1883), executada pela primeira vez em Viena, 1847. Então, Paul praticando esse exercício de piano, compôs a canção, que na época foi uma maneira de “provar” que ele conseguia tocar rápido com ambas as mãos.

A letra é fictícia, como um amor platônico pela sua cachorra Martha, dizendo para Martha ser boa pra ele, lembrar-se dele e que ela sempre foi sua inspiração. Supostamente esse trecho é relacionado a Jane Asher.

As gravações foram feitas no Trident Studios, em oito canais, nos dias 4 e 5 de outubro de 1968. A conclusão da faixa se deu no dia 7 de outubro, nos Abbey Road Studios, com um remix para estéreo.

Nenhum dos outros beatles participou da canção, só Paul, já reconhecido como um multiinstrumentista. Os arranjos de orquestra ficaram a cargo de George Martin.

Os músicos foram: Paul (vocal - overdub -, guitarra, baixo, piano, bateria, percussão e palmas), Dennis McConnell, Bernard Miller, Lou Sofier e Les Maddox (violinos), Leo Birnbaum e Henry Myerscough (violas), Reginald Kilbey e Frederick Alexander (violoncelos), Leon Calvert, Stanley Reynolds e Ronnie Hughes (trompetes), Tony Tunstall (corneta), Ted Barker (trombone) e Alf Reece (tuba).

Ouçam agora um outtake da bela canção de Paul. Enjoy!

Martha My Dear (outtake)


Fonte do texto: Wikipedia

2 comentários:

João Carlos disse...

Maravilha! Tem mais dessa fase ?

Carlos Edu Bernardes disse...

Acredito que sim! Vou dar uma pesquisada! FABraços!