domingo, setembro 26, 2010

YOU BROKE THE RULES

O ano de 1968 viria a ser um ano com vários acontecimentos que mudariam a vida dos Beatles e, infelizmente, começava a deixar desenhado de maneira irreversível o final da banda.

Cansados e loucos por novidades, eles conheceram o método de meditação do Maharish Yogi por intermédio de George e foram até País de Gales vê-lo, já que o Maharish estava no Ocidente divulgando o seu trabalho. Segundo John, a meditação o faria, e a todos os outros, se livrarem das drogas. Durante este final de semana no país de Gales, Brian Epstein, o empresário dos Beatles, morreu devido a uma overdose de remédios para dormir. O Maharish os consolou dizendo que não deveriam ficar tristes, pois isso atrapalharia a transição da alma de Espstein... Algum tempo depois, todos seguiram para o ashram do Maharish em Rishkesh, na Índia, para um curso intensivo.

Nesse meio termo, Yoko já tinha deixado claro a John que a sua intenção era que eles ficassem juntos e, durante a estada de John na Índia (junto de Cynthia, sua esposa), ela enviava correspondências diárias a John onde se lia apenas algumas palavras nos cartões: "Respire", "Olhe para o céu", "Sorria"... John adorava esse tipo de coisa. E na volta da Índia eles consumariam sua união. Mas isso é outra história.

Porém alguma coisa na Índia não estava dentro do planejado... Os Beatles deixaram Rishkesh antes do previsto, com Ringo e Paul  primeiro e John e George partindo juntos dias depois.

Os Beatles teriam decidido partir após ouvirem rumores de que o guru Maharishi teria dado uma cantada em Mia Farrow, atriz que estava junto ao grupo e, além disso, que ele mantinha relações sexuais com suas discípulas.

Numa pequena reunião, decidiram que John deveria ir até a cabana do Maharish para poder avisá-lo sobre a partida deles. John conta: " -Como sempre o trabalho sujo ficava para mim... Bom, cheguei até a cabana e o Maharishi veio me ver. Eu disse que não íamos mais ficar no retiro, que íamos embora. Ele me perguntou o motivo de tal atitude. Eu simplesmente lhe disse que, 'se você é tão especial assim como diz, já deveria saber o motivo.'. Então ele me olhou com aquela expressão de 'seu filho-de-uma-puta dos infernos' e eu virei as costas e saí.".

Ao deixar o retiro, John completamente frustrado, começou a cantarolar alguns versos de uma canção que vinha bolando durante a maçante viagem rumo à Nova Delhi: “Maharishi, what have you done?” (Maharishi, o que você fez?) George entendia de onde vinha aquele sentimento, porém, disse “que seria ridículo difamar o nome do guru em praça pública, era uma coisa inapropriada e ele não queria seu nome relacionado a aquilo.” Então sugeriu um nome fictício: “Que tal Sexy Sadie?

Sexy Sadie, portanto, foi lançada no álbum The Beatles, de 1968, chamado também de Álbum Branco, o White Album.

E o blog traz hoje o take de nº6 da revoltada canção de John. Listen!

Sexy Sadie (take 6)

Nenhum comentário: