domingo, setembro 12, 2010

SCRAMBLED EGGS

Yesterday é uma canção originalmente gravada para o álbum de 1965, o Help!.

Ela foi reconhecida como a canção mais gravada na história da música popular e está no Guinness World Records e, dentre vários outros prêmios, foi eleita a melhor canção do século 20 em uma enquete de 1999 pela Rádio BBC.

Vale citar também que Yesterday, em 2000, ficou em primeiro lugar como a música Pop de todos os tempos pela MTV e pela revista Rolling Stone. Em 1997, a canção foi introduzido no Hall da Fama do Grammy.

Yesterday é a primeira gravação oficial dos Beatles que depende do desempenho de um único membro da banda, ou seja, Paul. Ele é acompanhado apenas por um quarteto de cordas .

A gravação final diferiu tanto das outras obras dos Beatles que John, George e Ringo vetaram a liberação da música como single no Reino Unido até o ano de 1976, quando ela foi finalmente publicada como um single lá.

Curiosidade: Embora creditada a Lennon / McCartney, a canção foi escrita exclusivamente por Paul. Em 2002, Paul pediu a Yoko Ono se ela consideraria reverter a créditos de composição da música para McCartney / Lennon e ela recusou...

Segundo Paul, ele compôs toda a melodia em um sonho de uma noite de 1965 em seu quarto na casa situada na Street Wimpole. Ali moravam sua então namorada Jane Asher e família. Ao acordar, ele correu até um piano e a tocou, para evitar esquecê-la. Diz também que sua preocupação inicial era que ele talvez tivesse inconscientemente plagiado o trabalho de alguém (conhecido como criptomnésia ): " -Por cerca de um mês fiquei perambulando entre as pessoas do ramo da música perguntando-lhes se eles nunca tinham ouvido antes. Como ninguém alegou conhecê-la, então comecei a trabalhar seriamente nela e, no início, como ainda não tinha ideia da letra, chamei-a de Scrambled Eggs (Ovos Mexidos)...".

Ouça agora Yesterday cantada por Paul ao vivo no último show dos Beatles no Candlestick Park, em São Francisco, EUA, no dia 29 de agosto de 1966. Ok, Paul!

Yesterday (live Candlestick Park - 08/29/66)

Nenhum comentário: