quinta-feira, setembro 16, 2010

PEOPLE AND THINGS

In My Life é uma canção dos Beatles que originou-se com John. Paul o ajudou na versão final.

Lançada no álbum Rubber Soul, de 1965, ela está classificada na vigésima terceira posição da revista Rolling Stone como "The 500 Greatest Songs of All Time", bem como na quinta posição na sua lista das 100 melhores canções dos Beatles. A Mojo Magazine nomeou-a como a melhor canção de todos os tempos em 2000.

Ao escrevê-la, como muitas referências à sua infância e adolescência, John a achou muito piegas e, com ajuda de Paul, mudou as frases para sentidos mais abrangentes, sem entrar nos detalhes das versões iniciais, que tiveram quase todas as frases substítuídas.

De acordo com o seu amigo de infância Peter Shotton , as linhas "Alguns amigos estão mortos e alguns estão vivos / Na minha vida eu amei todos eles" são referências a Stuart Sutcliffe (que morreu em 1962 e que foi amigo de John na faculdade de Artes e 'convencido' por John a ser o primeiro baixista dos Beatles) e ele próprio, Shotton.

Durante as gravações em 18 de outubro de 1965, John não tinha decidido qual o instrumento a ser usado no solo, então pediu para o produtor George Martin jogar um piano, sugerindo algo parecido com um toque barroco. E o beatleleitor João Carlos, lá do Recife contou para mim como foi: " -O solo original feito por Martin foi num piano. Ele reduziu a velocidade da fita gravou nas notas médias e agudas e ao voltar à velocidade normal ficou a maravilha que conhecemos, meio híbrido, parecendo um cravo.". Valeu, João Carlos!

E o blog traz hoje uma versão com George Martin tocando um órgão no solo. Listen!

In My Life (different take)

2 comentários:

João Carlos disse...

Maravilha EDU.Manda mais dessa época prá frente.Na verdade o solo original feito por Martin foi num piano.Ele reduziu a velocidade da fita gravou nas notas médias e agudas e ao voltar à velocidade normal ficou a maravilha que conhecemos.Meio híbrido,parecendo um cravo.

Carlos Edu Bernardes disse...

Obrigado pela informação correta do instrumento usado por Martin na gravação original, João. Já arrumei lá no texto, como vc deve ter notado. Valeu! FABraços!