segunda-feira, janeiro 04, 2010

WITH JIMMY

O baterista britânico James George Nicol, Jimmy Nicol, nasceu em Londres no dia 3 de agosto de 1939 e ficou mundialmente conhecido por ter sido um integrante temporário dos Beatles.

Tudo aconteceu porque, um dia antes dos Beatles saírem em turnê, em 3 de junho de 1964 pela Escandinávia, Holanda e Austrália, Ringo foi vítima de uma faringite que o levou a ser hospitalizado. Sendo muito em cima da hora, e sem possibilidades para adiar a turnê, George Martin sugeriu um baterista de estúdio para substituir Ringo. Seria ele, Jimmy Nicol, então com 24 anos.

Apesar da relutância dos outros três beatles em partir sem Ringo, tanto George Martin quanto Brian Epstein conseguiram convencê-los.

Jimmy já estava familiarizado com as músicas do grupo, tendo tocado bateria numa compilação denominada Beatlemania; e após ter recebido um corte de cabelo beatle partiu com o grupo em turnê.

Jimmy Nicol também ficou conhecido por ter "contribuído" para a música Getting Better, que viria a ser lançada em 1967 no álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, não em termos de composição, mas pela sua típica resposta "- It's getting better" toda vez que um dos três beatles lhe perguntava como estava indo.

Depois de recuperado, Ringo voltou para a banda no dia 15 de junho em Melbourne, Austrália. Leia mais clicando aqui.

Pela sua contribuição, Jimmy Nicol recebeu 500 libras esterlinas e um relógio de ouro Eternamatic com a gravação "From the Beatles and Brian Epstein to Jimmy - with appreciation and gratitude".

Após ter substituído Ringo, Jimmy e seu grupo Shubdubs gravaram um single denominado Husky/Don't Come Back mas que não teve sucesso comercial.

Nas palavras do próprio Jimmy:

"- Os rapazes foram muito gentis mas eu me sentia como um intruso. Eles me aceitaram, mas não podemos entrar assim num grupo como aquele... Eles têm sua própria atmosfera, seu próprio senso de humor. Algo que não é fácil para alguém de fora se adaptar.".

E o blog separou três momentos dessa aventura inusitada. O primeiro deles é um pequeno ensaio de Jimmy nos estúdios da Abbey Road. Logo após, os Beatles, com Jimmy, tocando e cantando Long Tall Sally ao vivo na Holanda. E por fim, a despedida de Jimmy. Cool! Enjoy!

Rehearsal - Jimmy Nicol - Abbey Road


Long Tall Sally (live - with Jimmy Nicol - Netherlands)


Farewell, Jimmy!

Nenhum comentário: