sábado, janeiro 16, 2010

SHE IS FREE

She's Leaving Home foi lançada no álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band de 1967.

A canção surgiu quando Paul leu uma notícia no jornal Daily Mail em 17 de fevereiro de 1967 que contava a história de uma garota de 17 anos que saíra de casa sem seus pais saberem e que ainda não havia mencionado o seu paradeiro. Contava ainda que o pai estava sem saber o porquê daquela ação da filha, pois ela tinha tudo o que queria em casa...

Em cima desses poucos fatos, Paul criou a melodia e a parte da letra que narra os passos da garota imediatamente após ter fugido de casa. Quando ele mostrou para o parceiro a canção, John a completou com o refrão simbolizando os pais e idealizou o modo como ela deveria ser cantada: como um lamento ante o fato ocorrido.

O coro da canção ("Sheee....is leavinnnn'....hoooome") contraposto ao refrão do lamento dos pais cantado por John - com duplicação de voz (overdub) - cria um efeito musical mágico e impressionante.

A gravação teve início no dia 17 de março de 1967 com seis tomadas, só participando a orquestra de cordas. Difícil de acontecer, porém o take 1 foi considerado o melhor. No dia 20 de março foram gravadas as vozes, o coro e o refrão. O coro e o refrão receberam overdub (duplicação de canal).

Nesta canção nenhum dos Beatles tocam qualquer instrumentos. Só participa uma orquestra de cordas com músicos contratados.

A idéia de utilizar uma pequena orquestra foi de Paul. Com esta proposta na cabeça, ele telefonou para George Martin. Sempre disponível em outras ocasiões, desta vez ele estava envolvido com uma outra produção, já que era um produtor independente e não trabalhava só com os estúdios Abbey Road. Não tendo a paciência de esperar uns dias a mais, Paul procurou outro profissional a quem passou a tarefa de criar um arranjo para esta melodia. Este arranjador era Mike Leander que realizou o trabalho. George Martin ficou magoado pela impaciência de Paul, mas mesmo assim foi ele quem coordenou a pequena orquestra e realizou a gravação com ela. Grande George Martin! Obrigado por sempre ter ouvido, experimentado, 'feito mágica' e perdoado os intempestivos gênios dos "seus" meninos...

A gravação que você vai ouvir agora é de um take alternativo onde foram adicionadas mais algumas cordas entre os versos cantados por Paul e há, no início, um suporte vocal a mais. Cool! Enjoy!

She's Leaving Home (alternate - support vocal and more strings)

2 comentários:

Leo disse...

Um dos melhores Blogs de Beatles que conheci, parabens, she´s leaving home sempre foi uma de minhas canções favoritas, ainda pelo cello "responder" a voz de paul. Maravilhoso este blog

Carlos Edu Bernardes disse...

Beleza, Leo! Muito legal saber que o blog agrada e isso me incita a melhorá-lo cada vez mais indo atrás de gravações raras dos caras. Como disse nosso querido George Harrison: "Os Beatles salvaram o mundo da chatice!". FABraços e volte sempre!