sábado, setembro 25, 2010

LIFE GOES ON, BRA!

Ob-La-Di, Ob-La-Da é uma canção dos Beatles lançada no álbum The Beatles ou Álbum Branco (White Album), de 1968.

Composta por Paul, ela é creditada à dupla Lennon/McCartney. Primeiramente ela foi lançada como single e tempos depois e alcançou grande sucesso no REINO UNIDO, onde tornou-se primeiro lugar nas paradas de sucesso britânicas em uma regravação com o grupo The Marmelade, no mesmo ano do lançamento oficial pelos Beatles.

Havia um músico nigeriano chamado Jimmy Scott, que era muito conhecido nos bares de Londres e sempre que via Paul o cumprimentava com a frase: “ -Ob-La-Di, Ob-La-Da, Life goes on, bra!”, Algo como “ -Ob-La-Di, Ob-La-Da, a vida continua, irmão”. Mais tarde Jimmy processou Paul por ter usado a frase e como título da canção. Porém Paul rebateu dizendo que era uma frase comum dita pela tribo Yoruba e Scott apenas proferiu as palavras que significam “Life goes on” ou “A vida continua”. Paul disse em entrevista uma vez: “ -Vocês acham que eu usaria uma frase sem antes pesquisar seu significado?” Obviamente Scott perdeu a causa. E a vida continuou, irmão.

A canção é uma clara homenagem ao ritmo do reggae, (visa-se a base de baixo e guitarra), que estava emergindo na Inglaterra dos anos 60, trazido pelos imigrantes jamaicanos, (Life goes on, bra), porém também é relacionado, pela base de piano, ao ritmo sulista dos EUA. A batida da música é muito peculiar e diferente de tudo que os Beatles vinham fazendo com a escala em Si Bemol e mostrava mais uma faceta de criação de Paul.

A base da letra foi composta durante a meditação transcedental na Índia. Paul confessou mais tarde que tentava meditar, mas sempre vinha algo na sua cabeça e ele acabava por escrever, o que virou várias canções. Paul até já tinha em sua cabeça o refrão citado por Jimmy Scott e após isso ele criou uma letra bobinha (começaria aí com mais ênfase as Silly Love Songs de Paul?), porém de conteúdo muito alegre, que narra o encontro de Desmond e Molly Jones, que, seguindo a linha de Eleanor Rigby e When I'm Sixty Four, são personagens fictícios.

Hoje você vai ouvir o take de número 5 da alto astral Ob-la-di, Ob-la-da. Cool! Enjoy!

Ob-la-di, Ob-la-da (take 5))

2 comentários:

João Carlos disse...

Em sua biografia,Paul não se refere a nenhum problema judicial.Inclusive afirma ter dado um cheque ao rapaz por gratidão e lamenta a forma como ele veio a falecer no aeroporto de Londres.

Carlos Edu Bernardes disse...

Obrigado pelas informações, João. Vc sempre deixando os posts mais ricos. FABraços!