domingo, março 24, 2013

LIKE A ROLLING STONE

Can You Do It é uma música creditada por todos os Beatles e salva por Phil Spector dos tapes perdidos das gravações do que seria o álbum Get Back (mais tarde lançado como Let it Be). Na música John cita o refrão de Bob Dylan: “like a rolling stone” e também a CIA, o FBI, a BBC, o bluesman B.B King, a atriz e cantora Doris Day e o jogador de futebol escocês Matt Busby, seguido das palavras dig it, “enterre-o”.

Algumas versões foram gravadas durante as sessões do projeto Get Back / Let It Be, em 22, 24, 26, 27, 28, e 29 de janeiro de 1969 no Apple Studio. A versão de 49 segundos, como nome Dig It, que está no disco original, é uma parte da gravação de 26 de janeiro, advinda de uma sessão de doze minutos que envolvia a canção Twist and Shout. Um segmento dessa sessão aparece no filme Let It Be. Os participantes eram John no vocal, George na guitarra, Paul no piano, Ringo na bateria e Billy Preston no órgão; também participaram, mas não são ouvidos na versão lançada, a filha de seis anos de Linda Eastman (que se tornaria Linda McCartney), Heather.

No começo da sessão John canta a letra principal com intervenção de Harrison, enquanto Heather ficava no vocal de fundo. Como a performance piorou, John estimulou os outros a continuar. Paul adicionou um vocal barítono de "dig it up, dig it up, dig it up" ("desenterre, desenterre, desenterre") e variantes e John começou a repetir "like a rolling stone" ("como um rolling stone", pessoa sem estabelecimento fixo), então vai para a parte das "pessoas famosas", mencionando "o FBI, a CIA, a BBC, B.B. King, Doris Day e Matt Busby".

Ok. Então agora você vai ouvir uma versão de Can You Do It, de 22 de janeiro de 1969, que conta com 4:08 minutos. Listen!

The Beatles - Can You Do It (full version)

Nenhum comentário: