quinta-feira, julho 14, 2016

McCULLOUGH

Em 1972 Paul rebatizou sua banda Wings como Paul McCartney and Wings e no ano seguinte lançou o álbum Red Rose Speedway com mais um integrante na banda, o guitarrista Henry McCullough, e o grupo se tornou um quinteto. 

O álbum trouxe a eles seu primeiro hit de grande sucesso, a balada My Love, com um magistral solo de guitarra de Henry. Há de se dizer que Paul ficava fulo com Henry, de formação jazzística/bluseira, por ele sempre improvisar nas canções. Quase nunca, pra desespero de Paul, as canções ao vivo seguiam as suas inflexíveis e perfeccionistas instruções. A saída de Henry, mais tarde, do Wings, foi causada um pouco por este fator. Henry, irlandês, também teve um irmão que foi vítima do famigerado Bloody Sunday, um confronto entre manifestantes católicos e protestantes e o exército inglês, ocorrido em Derry, Irlanda do Norte, no dia 30 de janeiro de 1972. Tal fato, acrescido pela dor de Henry, levou Paul a compor a canção Give Ireland Back To The Irish, lançada em protesto ao ocorrido e imediatamente proibida de ser tocada nas rádios.

Depois eles lançaram a canção Live And Let Die tendo o ex-produtor dos álbuns dos Beatles a frente, George Martin. Ela foi composta especialmente para ser tema do filme do 007 - James Bond: Viva e Deixe Morrer tendo sido indicada ao Oscar. Recentemente foi eleita a melhor música-tema de um filme de James Bond, em uma pesquisa feita na semana passada com os ouvintes da Radio 5 Live e da Radio 2 da BBC, no Reino Unido. As informações são do site oficial de Paul.

Ainda em 1972 o Paul McCartney and Wings fizeram várias apresentações ao vivo. E é de uma delas que vem o take de hoje, Henry's Blues. A canção, claro, é de Henry McCullough e é ele mesmo quem canta, acompanhado de Paul no baixo, Denny Seweill na bateria, Linda nos teclados e back vocal, além do outro guitarrista, Denny Laine.

Infelizmente, Henry Campbell Liken McCullough faleceu no dia 14 de junho deste ano, aos 72 anos, de complicações cardíacas. Henry!

Nenhum comentário: