quinta-feira, abril 11, 2013

YOU AND I

Two Of Us é uma canção do Álbum Let it Be, gravado em janeiro de 1969, porém lançado em 8 de maio de 1970. Two Of Us foi composta por Paul e atribuída à dupla Lennon/McCartney. Paul diz que ela foi feita para Linda, com quem estava namorando há pouco tempo. Tá certo, viu Paul! Nela existe um verso mais ou menos assim: " - Você e eu temos muitas memórias...". Mas, como poderia haver tantas memórias assim entre um casal tão recente? John sempre achou que essa música foi feita para ele; afinal ele e Paul realmente tinham muitas memórias! O que você acha?

E o blog traz para você hoje um take de 24 de janeiro de 1969, portanto após as brigas de Paul e George e também de John e George.

Ah! As brigas... Em 10 de janeiro, George e John começaram um desentendimento que teria chegado às vias de fato, apesar de negarem o ocorrido (já George Martin declarou ao biógrafo Phillip Norman que a discussão chegou ao nível físico, "com todo mundo se acalmando depois"). O confronto foi um dos poucos que Lindsay-Hogg não capturou para a posteridade, pois, como se sabe, as sessões de gravação do álbum Get Back estavam sendo filmadas. Mas ele filmou George aparentemente saindo dos Beatles. "Estou fora", disse, guardando a guitarra. "Ponham um anúncio e vejam se conseguem chamar alguém. A gente se vê por aí." Paul e Ringo ficaram chocados, mas John não se abateu e começou a tocar uma versão de A Quick One, While He's Away, do The Who, tirando um barato da angústia de George. Naquele mesmo dia, Yoko sentou-se na almofada azul de George, pegou o microfone e começou a cantar um blues ininteligível, enquanto os outros a acompanhavam, sem saber o que fazer, com medo de que John se irritasse e também partisse (curiosamente se trata de uma performance memorável). No mesmo dia, John sugeriu que recrutassem Eric Clapton para substituir George: "A questão é, queremos continuar a banda sem George? Eu com certeza quero."

Em 12 de janeiro, os quatro beatles se reuniram na casa de Ringo para tentar resolver suas diferenças. Mas, quando Yoko insistiu em falar por John, George foi embora de novo. Os Beatles chegaram a um acordo, dias depois, mas George impôs limites rígidos: nada de shows grandes e nada de voltar a trabalhar nos estúdios Twickenham. Yoko, entretanto, continuaria participando de todos os ensaios, ao lado de John. "Yoko só quer ser aceita", disse John. "Ela quer ser uma de nós." Quando Ringo respondeu "Ela não é um beatle, John, e nunca vai ser", John bateu o pé. "Yoko é parte de mim agora. Somos John e Yoko, estamos juntos."

Quase duas semanas depois da saída de George, os Beatles voltaram a tocar, dessa vez em um estúdio improvisado no porão da sede da Apple. George trouxe então o organista Billy Preston, que eles haviam conhecido em Hamburgo (Alemanha) em 1962. Preston participou dos ensaios e sua habilidade no improviso trouxe a dignidade que eles tanto precisavam. John achou a presença de Preston tão revitalizante que quis transformá-lo em membro fixo, um quinto beatle. A resposta de Paul foi taxativa: "Já é ruim o suficiente com quatro".

Bom, vamos ouvir então um take alternativo da canção Two Of UsListen!

The Beatles - Two Of Us (alternate version)

Nenhum comentário: